ASSINE
search button

Sepultamento do corpo de dom Eugenio Sales acontece nesta quarta-feira 

Compartilhar

O corpo do cardeal dom Eugenio Sales será enterrado nesta quarta-feira, às 15h, em uma cripta no chão da Catedral Metropolitana. Desde a tarde de terça-feira, acontecem missas de corpo presente abertas ao público, com intervalo de duas horas. A primeira desta quarta aconteceu às 6h. Durante a madrugada, a vigília aconteceu na Capela do Santíssimo Sacramento, que fica atrás do altar.

No local onde o corpo de dom Eugenio ficará já está enterrado seu antecessor, o cardeal dom Jaime Câmara, morto em 1971. Também está enterrado no local, Monsenhor Ivo Antonio Calliari, idealizador da Catedral do Rio. O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral confirmou presença no sepultamento.

>> Dom Eugênio se fez porta-voz dos presos políticos, mas defendia anistia restrita

>> O dia em que Dom Eugênio falou pela primeira vez sobre o refúgio a exilados

>> Dom Eugenio Sales, um cardeal que se impôs e fez História

Durante o velório, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, afirmou que a morte de seu predecessor é vista como um ‘momento triste, mas bonito’. Segundo o arcebispo, com o falecimento "é hora de se fazer uma retrospectiva da vida do homem que pensou na Igreja e no povo’. Ele destacou diversas qualidades de dom Eugênio, lembrando que ele foi um dos responsáveis pela vinda da Jornada Mundial da Juventude, no próximo anos, para a cidade do Rio de Janeiro

“Ele volta para a casa do Pai, carregado dos bens que cultivou na terra, onde atuou com imenso destaque na evangelização, saúde, educação, e no social. Tinha preocupação com as favelas, com a política durante a ditadura”, enumerou. 

Dom Eugênio Sales morreu na noite de segunda-feira no Rio de Janeiro aos 91 anos, vítima de infarto. O arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro tinha histórico de problemas cardíacos e usava um marca-passo. Ele morreu em sua casa, no Sumaré, na zona oeste da capital fluminense.