ASSINE
search button

Mais um canhão é encontrado durante obras de revitalização do Porto

Quarta peça foi levada para depósito municipal para avaliação e restauro 

Compartilhar

Operários da Secretaria Municipal de Obras e arqueólogos do Museu Nacional encontraram mais um canhão histórico nas obras de revitalização da Zona Portuária, na noite desta quinta-feira (8). Esta é a quarta peça localizada nas escavações realizadas na Rua Sacadura Cabral, onde está sendo ampliada a rede de drenagem. O novo achado arqueológico tem cerca de 1,40 m e estava enterrado a 18 metros do último canhão encontrado, dia 24 de fevereiro. 

Equipes especializadas na Gerência de Monumentos e Chafarizes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos já fizeram a retirada da peça. Para o serviço foi utilizado um caminhão do tipo munck com cordas especiais para garantir a integridade do achado. O canhão foi levado para o depósito da Gerência de Monumentos e Chafarizes, no Centro do Rio.

As peças históricas foram incorporadas ao patrimônio municipal e serão avaliadas por técnicos da Subsecretaria de Patrimônio Cultural e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para posterior contratação do restauro.