ASSINE
search button

Rio: bombeiro acha celular de porteiro morto e avisa filha

Compartilhar

Filha do porteiro de um dos prédios que desabaram na noite de quarta-feira no Rio de Janeiro, Sandra Maria Ribeiro soube do acidente nesta quinta-feira, quando recebeu uma ligação do bombeiro que encontrou o celular de Cornélio Ribeiro Lopes, 73 anos, no bolso da vítima, um dos cinco mortos no desmoronamento. Segundo ela, entre os 18 desaparecidos está Margarida Carvalho, atual mulher de Lopes.

Sandra informou que o pai morava no prédio em que trabalhava, acompanhado de Margarida. Até a tarde de hoje, outro homem além de Lopes havia sido identificado no Instituto Médico Legal (IML): Celso Renato Cabral Filho, 44 anos. A família do catador de material reciclável Moisés Moraes da Silva afirmou ter identificado o corpo do homem como uma das vítimas fatais, mas o nome dele não foi divulgado pela Polícia Civil.

>> Corpos de três vítimas são resgatados em desabamento

>> Hemo-Rio monta posto de coleta para vítimas de desabamento

>> 'Caía muito cascalho pelo vão do elevador', diz trabalhador de prédio 

>> Árvore cai na Rua da Carioca e piora ainda mais situação no Centro

>> Mais dois feridos no desabamento podem ser liberados ainda hoje de hospital

>> CEG diz que não fornecia gás para prédios que desabaram

>> Buscas em escombros no Centro devem terminar esta noite, diz Defesa Civil

>> Presidente do Crea-RJ: "Último registro de obra no prédio data de 2008"

Os desabamentos

Três prédios desabaram no centro do Rio de Janeiro por volta das 20h30min de 25 de janeiro. Um deles tinha 20 andares e ficava situado na avenida Treze de Maio; outro tinha 10 andares e ficava na rua Manuel de Carvalho; e o terceiro, também na Manuel de Carvalho, era uma construção anexa ao Theatro Municipal. Segundo a Defesa Civil do município, cinco pessoas morreram no acidente e outras 18 permanecem desaparecidas. Cinco pessoas ficaram feridas com escoriações leves e foram atendidas nos hospitais da região. Cerca de 80 bombeiros e agentes da Defesa Civil trabalham desde a noite do incidente na busca de vítimas em meio aos escombros. Estão sendo usados retroescavadeiras e caminhões para retirar os entulhos.

Segundo o engenheiro civil Antônio Eulálio, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), havia obras irregulares no edifício de 20 andares. O especialista afirmou que o prédio teria caído de cima para abaixo e acabou levando os outros dois ao lado. De acordo com ele, todas as possibilidades para a tragédia apontam para problemas estruturais nesse prédio. Ele descartou totalmente que uma explosão por vazamento de gás tenha causado o desabamento.

Com o acidente, a prefeitura do Rio de Janeiro interditou várias ruas da região. No metrô, as estações Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas foram interditadas na noite dos desabamentos, mas foram liberadas após inspeção e funcionam normalmente.