ASSINE
search button

Paes ainda acredita em sobreviventes: 'continuamos com foco nas vidas humanas'

Compartilhar

Mesmo 24 horas depois do desabamento de três prédios na Avenida Treze de Maio, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, mantém a esperança de encontrar sobreviventes entre os escombros. Segundo ele, todo o trabalho ainda está voltado para tentar encontrar vítimas vivas no local da tragédia:

"Nós todos continuamos trabalhando com o foco nas idas humanas que sofreram nesse momento. Por isso, estamos dando todas as condições para que o Corpo de Bombeiros trabalhe no local. Também temos tratado do atendimento e assistência social das 26 famílias que procuram parentes em um dos edifícios", afirmou.

De acordo com Paes, ainda não há condições de afirmar qual foi a causa do desmoronamento. Para ele, a resposta virá em breve, depois do trabalho de perícia da Polícia Civil estiver concluído.

"No momento adequado, será apurado o que causou o acidente. Quando eu cheguei no local, meia hora depois do acidente, já havia uma equipe da Polícia Civil acompanhando todo o trabalho e eles permaneceram lá durante todo o tempo".

Obra não precisa de licença, afirma prefeito

Eduardo Paes também esclareceu que, embora as obras que ocorriam nos edifícios possam ter causado a tragédia, não é possível fiscalizar esse tipo de acontecimento.

"Obras que não afetam a estrutura, que não adicionam nada novo, não precisam de autorização da Prefeitura. Depende apenas de uma aprovação do síndico do condomínio". 

De acordo com informações da Secretaria Extraordinária do Patrimônio Cultural (Sedrepahc), a proximidade de com o Theatro Municipal, um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional (Iphan) não torna necessário informar à Prefeitura sobre obras internas. "Só é preciso de autorização em mudanças na ambiência do local", explica o prefeito.

Prefeitura praticamente descarta chance de explosão

Paes conversou com as autoridades envolvidas na análise da situação, entre eles o comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, e com o secretariado da Prefeitura. Para os especialistas, não é possível que o acidente tenha sido causado por uma explosão:

"Não há resposta definitiva, mas eu confio nos nossos especialistas que foram ao local. A chance do desabamento ter sido causado por uma explosão é praticamente zero".