Jornal do Brasil

Terça-feira, 25 de Novembro de 2014

Rio

No dia de São Sebastião, Arquidiocese do Rio presta homenagens

Dom Orani Tempesta convida fieis a celebrar o dia do padroeiro da cidade

Jornal do Brasil

Nesta sexta-feira, o Rio de Janeiro homenageia o seu padroeiro. A Arquidiocese da cidade realiza missas, procissão, espetáculo teatral, apresentação de um novo CD com cânticos em louvor a São Sebastião, além de coletar alimentos para doação. Esse ano a festa de São Sebastião foi precedida por uma trezena, quando uma imagem do padroeiro, réplica da que Estácio de Sá trouxe para o Rio, passou em cortejo por todas as paróquias e capelas dedicadas ao santo e também em outros locais, como hospitais, sedes de militares e recebeu homenagens dos sambistas em suas quadras e na Cidade do Samba. O tema deste ano é "São Sebastião, jovem discípulo de Jesus Cristo", que também é uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio em 2013.

>> Eventos culturais celebram dia do padroeiro da cidade

>> Corrida de São Sebastião é disputada nesta sexta-feira

>> Monumento a São Sebastião recebe limpeza e reparos 

O programa das homenagens a São Sebastião será aberto pela Arquidiocese do Rio na paróquia de São Sebastião, dos padres capuchinhos, na rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca, às 10h, com missa solene, celebrada por Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio. Ainda que a previsão para o feriado seja de chuva, devido ao forte calor, este ano, a procissão sairá mais tarde, às 16h. Acompanham a imagem Dom Orani, os bispos auxiliares, sacerdotes do clero carioca, fiéis das diversas associações religiosas e os "Guardas de São Sebastião", criada por Dom Orani, composta por 100 rapazes e homens das paróquias e capelas dedicadas ao santo.

Dom João Orani Tempesta convida fieis a homenagens a São Sebastião
Dom João Orani Tempesta convida fieis a homenagens a São Sebastião

"Sairemos com a procissão diante da igreja dos capuchinhos para a nossa Catedral Metropolitana de São Sebastiao na Avenida Chile. Começamos às 16h e depois teremos a procissão, o auto de São Sebastiao, e depois a missa na Catedral Metropolitana. Todos são convidados a celebrar o Rio de Janeiro, a nossa cultura, nossa tradição, a celebrar São Sebastião", convida Dom Orani.

A escolha do templo não foi por acaso. É nele que se encontra a imagem de São Sebastião, trazida por Estácio de Sá para a fundação da cidade. 

A celebração solene será transmitida ao vivo rádio Catedral FM 106,7, emissora da Arquidiocese, pela Redevida de televisão, pela internet através da TV Web Redentor. A transmissão ajudará doentes, pessoas idosas que não podem sair de casa e presidiários.

Trajeto

O trajeto será Rua Haddock Lobo, Largo do Estácio, Rua Estácio de Sá, Praça Reverendo Álvaro Reis, Rua Frei Caneca, Túnel Martim Sá, Avenida Henrique Valadares, Praça Cruz Vermelha, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação e Avenida Chile. Ao passar em frente ao INCA, Dom Orani abençoará os doentes, médicos e familiares. Ao chegar à Avenida Chile, num grande palco será encenado o Auto de São Sebastião. Logo após, com a relíquia do santo, Dom Orani dará a bênção à cidade e aos fiéis.

Imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio
Imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio

Ainda na parte externa, a Arquidiocese fará um show de lançamento do CD “São Sebastião acolhe a juventude”, que contem 13 músicas cantadas por  11 padres. São cantos dedicados ao padroeiro e que os fiéis cantos nas diversas paróquias da cidade. Os padres são: Jorjão, Omar Cardoso, Francisco Reinaldo, Marco Lázaro, Marcos Andrade, Cristiano Holtz, João Damasceno, Gleuson, Paulo Cardoso, Leandro Câmara e Renato Martins.

Terminado o show a  imagem retornará para a sua igreja na Tijuca em novo cortejo: Avenida República do Chile, rua do Lavradio, rua do Senado, Avenida Mem de Sá, rua Frei Caneca, Avenida Salvador de Sá, Praça Reverendo Álvaro Reis, rua Estácio de Sá, Avenida João Paulo I, rua Dr. Satamini, rua Afonso Pena, rua Haddock Lobo e Igreja de São Sebastião.

Encerrando as homenagens, após a saída da imagem, Dom Orani celebra a última missa da festa de São Sebastião, no interior da Catedral.

Doação de alimentos

Durante a festa em homenagem a São Sebastião, a Arquidiocese promove uma coleta de alimentos durante a procissão e em todas as 260 paróquias. Para o Cônego Manoel Manangão, Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, todos podem levar alimentos à procissão.

"O empenho dos católicos por realizar uma coleta de alimentos em um dia de verão e tempo de férias escolares há de ser um grande testemunho de que, unindo forças e renunciando a pensar apenas em si mesma, toda pessoa pode contribuir para tornar o Rio de Janeiro uma cidade ainda mais maravilhosa", afirmou.

A coleta será realizada em todas as 260 paróquias da cidade, nas capelas  e também durante a procissão de São Sebastião, quando os fiéis poderão deixar os alimentos em carros que acompanham a procissão e em diversos pontos, sendo o principal na Catedral de S. Sebastião, na Avenida Chile.

Tags: católicos, dom orani, fé, fiel, homenagem, igreja, são sebastião

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.