ASSINE
search button

Programa Bike Rio chega à Rocinha e São Conrado

Programa de compartilhamento de bicicletas públicas bateu recorde de uso no ultimo domingo 

Compartilhar

O programa Bike Rio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da concessionária Serttel, chega à comunidade da Rocinha e ao bairro de São Conrado, na Zona Sul da cidade, no início do mês de fevereiro. 

As três novas bases serão instaladas na Avenida Prefeito Mendes de Morais, próximo ao número 1.250, em São Conrado; na Avenida Niemeyer, altura da Praça das Flores, e no Largo do Boiadeiro, ambas na Rocinha. 

No último final de semana, o Programa Bike Rio alcançou a marca de 119 mil viagens desde o início de suas operações, em 28 de outubro de 2011. Só no domingo, dia 8/01, foram realizadas 3.990 mil viagens, recorde registrado.

Até o momento, o sistema conta com 28 mil usuários cadastrados. Cada bicicleta tem alcançado a média de dez viagens por dia, uma utilização cinco vezes maior do que o sistema Velib, de Paris, considerado a referência internacional de compartilhamento de bicicletas públicas. Outro resultado importante é o baixo índice de roubo e vandalismo: desde o início do programa apenas uma bicicleta foi furtada e outras 20 sofreram pequenos danos, a maioria decorrentes de quedas.

“O Programa Bike Rio caiu no gosto do carioca e é um sucesso. É ótimo que cariocas e turistas estejam aproveitando para conhecer o Rio de bicicleta”, disse o secretário de Conservação e Serviços Públicos Carlos Roberto Osorio.

O Programa Bike Rio prevê 60 estações até fevereiro e 600 bikes nas ruas, em 14 bairros da Zona Sul. Atualmente, 46 estações estão ativas e disponíveis aos usuários todos os dias da semana, de 6h às 22h. As estações são interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G, permitindo que as 60 estações de bicicleta estejam conectadas com a Central de Controle Samba 24 horas por dia. 

O projeto Bike Rio faz parte do objetivo estratégico da Prefeitura de incentivar o uso de bicicleta como transporte alternativo. O projeto foi idealizado para que os usuários possam percorrer trajetos utilizando a bicicleta no percurso completo ou integrando com outros modais de transporte. Neste momento, a Prefeitura do Rio investe na expansão da malha de ciclovias da cidade que passará a ter 300 quilômetros até o final de 2012.