Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Rio

Ibama pode ter sido omisso em vazamento de óleo da Chevron

Portal Terra

O Ministério Público Federal de Macaé instaura três inquéritos para apurar vazamento de óleo no dia 7 no Campo de Frade, na Bacia de Campos, no Rio, explorado pela Chevron. Procuradores querem saber se Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) falhou na elaboração de planos de contingência.

De acordo com o Ministério Público, o primeiro inquérito vai apurar o impacto do acidente na atividade pesqueira e na economia dos municípios de Macaé, Carapebus e Rio das Ostras, no litoral norte fluminense.

Vazamento na Bacia de Campos, no Rio 
Vazamento na Bacia de Campos, no Rio 

Outros dois dos inquéritos vão investigar se houve omissão Ibama na elaboração de planos regionais e nacional de contingência. A investigação ainda apura se a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também cometeu falhas de controle das atividades petroleiras no local do vazamento.

Tags: bacia de campos, campo do frade, Campos, chevron, danos, derramamento, Ibama, MEIO AMBIENTE, MPF, óleo, omissão, Petróleo, Rio de Janeiro, vazamento

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.