ASSINE
search button

Ex-vereador Cristiano Girão é condenado a 14 anos de prisão

Compartilhar

Acusado de chefiar um grupo paramilitar na favela Gardênia Azul, em Jacarepaguá (Zona Oeste), o ex-vereador do Rio e sargento do Corpo de Bombeiros Cristiano Girão Matias foi condenado a um total de 14 anos, seis meses e seis dias de reclusão, em regime fechado. A sentença foi proferida na quinta-feira, dia 20, pelo juiz Marco José Mattos Couto, em exercício na 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá.

Os crimes que levaram à condenação de Girão são formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Outras quatro pessoas - acusadas de colaboração nos crimes de Girão - também foram condenadas. 

São elas: Wallace de Almeida Pires, policial civil conhecido como Robocop; o bombeiro Carlos Fernando de Souza, (ambos a sete anos de reclusão por quadrilha armada); e Solange Ferreira Vieira, ex-mulher do Girão (a quatro anos e oito meses de reclusão por lavagem de dinheiro, em regime semiaberto).  Outras sete pessoas réus no mesmo processo foram absolvidas.

Atuação de milícia de Jacarepaguá

O bando ao qual pertencia Girão cobra de comerciantes da Gardênia Azul contribuições semanais em dinheiro, alegando oferecer segurança . De acordo com denúncia oferecida pelo Ministério Público, há ainda o cobrança em taxas de gás e água, além de exploração  do transporte alternativo de passageiros (sobretudo vans e motocicletas).