ASSINE
search button

TurisRio intensifica cadastramento de estabelecimentos hoteleiros

Compartilhar

A TurisRio – Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, está intensificando o trabalho do Cadastur. O sistema, que tem como objetivo o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo das unidades da federação.

No Rio de Janeiro, a TurisRio escolheu como município piloto a cidade de Paraty. No início de junho foram enviadas 80 cartas-convite para todos os hotéis que estão trabalhando de forma ilegal. Desse total, 16 estabelecimentos atenderam o chamado e regularizaram a situação. Numa segunda ação, a TurisRio enviou uma nova correspondêncianotificando os empreendimentos que continuam na ilegalidade. Desta vez, foram marcadas duas datas para que os responsáveis pelos hotéis possam entrar no sistema: 27/09 e 4/10.

Segundo o diretor de Operações da TurisRio, Marco Aurélio Paes, os funcionários responsáveis pelo Cadastur no Rio de Janeiro serão persistentes, a fim de que o estado possa aumentar consideravelmente o número de prestadores de serviços turísticos regularizados.

- Queremos que o estado do Rio de Janeiro seja, em um período muito breve, referência em  número de estabelecimentos hoteleiros cadastrados. O trabalho será incessante, não só na capital, como também em todos os municípios do interior. A nossa intenção é promover o ordenamento, a formalização e a legalização dosprestadores de serviços turísticos no Rio de Janeiro, o mais rápido possível – disse.

É importante lembrar que o cadastro é gratuito e feito pela internet no site do Ministério do Turismo. Com a situação regularizada, os hotéis passam a constar do site do MTur, importante fonte de consulta do mercado turístico brasileiro. Além disso, os estabelecimentos passam a ter acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, pormeio de bancos oficiais, e participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

Cabe ressaltar ainda que, a partir da Lei do Turismo, o cadastro no Ministério do Turismo passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo. Os próximos municípios a serem trabalhados de forma incisiva pela TurisRio serão Resende e Itatiaia.