Jornal do Brasil

Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Rio

Passeata da superação é realizada pela primeira vez no Centro do Rio

Jornal do Brasil

Diferentemente das edições anteriores, a passeata Superação Rio 2011 será realizada pela primeira vez no centro do Rio, na próxima quarta-feira (21), com concentração na candelária a partir das 9h. O Instituto Novo Ser e o Movimento Superação, organizadores do evento, entendem que no coração da cidade a marcha terá maior notoriedade. 

Anteriormente o evento acontecia na orla de Copacabana. O Superação tem como propósito tornar o Rio de Janeiro uma cidade mais acessível, justa e democrática. Nesta mesma data é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. 

Passando pela Avenida Rio Branco (ainda inacessível para muitos como o restante do centro da cidade) a passeata terá como destino a Cinelândia, local onde ocorrerão as manifestações. Mais uma vez, os organizadores e as entidades parceiras entregarão às autoridades uma “carta manifesto” reivindicando os direitos de todas as pessoas, independentemente de cor, gênero, idade, ideologia política, religiosa, orientação sexual, cultural, condição física, intelectual, sensorial e social. 

Marcelo Yuka, músico e ex-baterista do Rappa, e o rapper Billy Saga (ambos deficientes) têm presenças confirmadas no Superação.

“A passeata este ano não será em Copacabana como nas edições anteriores e existe um motivo concreto, despertar a atenção com mais veemência das autoridades e empresários sobre a questão da acessibilidade de nossa cidade olímpica. O centro deveria servir de referência positiva nessa questão. Queremos que essa ficha efetivamente caia”, afirma Ricardo Gonzalez (coordenador do Instituto Novo Ser).

Tags: Centro, passeata, Rio de Janeiro, superação

Compartilhe: