ASSINE
search button

MP denuncia quadrilha especializada em aplicar golpe do falso empréstimo

Compartilhar

Oito pessoas foram denunciadas à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A quadrilha é acusada de estelionato. André Arruda Aragon, Rosimere Bragança Vilella Costa, Gílson Bragança Vilella Costa, Rafael Tavares Peixoto, Marlio de Jesus Barreira, Leandro da Silva Lavor, Paulo Ricardo Bento Nava e John Ericson de Oliveira Santos são acusados de aplicar o golpe do falso empréstimo. O MP requereu ainda a prisão preventiva de André, Rosimere e Gílson – apontados como líderes da quadrilha.

De acordo com o subscritor da denúncia, promotor Alexandre Themístocles, para facilitar a execução dos crimes, a quadrilha pagava a publicação de anúncios em jornais de grande circulação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, além de manter um site em que oferecia empréstimos. 

Com a promessa de empréstimo, os interessados depositavam uma “taxa de abertura de crédito” na conta de uma financeira, para celebração de contratos de mútuo. L., uma das vítimas, chegou a depositar R$ 690 em uma das contas administradas pela quadrilha.

Ainda de acordo com a denúncia, a quadrilha atuava desde março de 2009. André, Rosimere e Gílson são apontados como responsáveis pelo atendimento telefônico, negociações dos supostos empréstimos e movimentação dos depósitos bancários. 

Já Rafael, Marlio Leandro, Paulo e John, segundo a denúncia, participavam do esquema com o fornecimento de contas bancárias de suas titularidades, de amigos ou parentes, bem como documentos pessoais, cartões bancários e senhas eletrônicas. Isso possibilitava mais meios para a “movimentação do dinheiro ilicitamente obtido”. O pagamento pelo uso das contas bancárias rendia aos laranjas o lucro variável de 5 a 10% da quantia total movimentada pela quadrilha.