ASSINE
search button

Baixada Fluminense tem centro de apoio e promoção da cidadania LGBT

Compartilhar

Duque de Caxias tem agora uma unidade de atendimento a vítimas e familiares de crimes de homofobia. Inaugurado no último dia 16, o Centro de Referência da Cidadania LGBT – Baixada I, que é um dos serviços que integram o Programa Estadual Rio sem Homofobia, conta com uma equipe de profissionais formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos. 

Este é o terceiro centro inaugurado pelo governo do estado de uma lista de 11 que serão abertos até o fim de 2012. Assim como os demais, o local dispõe de profissionais capacitados que receberam treinamento para fornecer aos usuários suporte jurídico, social e psicológico. Os serviços vão de acolhimento, encaminhamento e esclarecimento de dúvidas até o monitoramento de políticas e demandas da comunidade LGBT.

Entre os objetivos do Centro de Referência, estão o atendimento à comunidade LGBT, familiares e amigos vítimas de discriminação e violência homofóbica; orientação para a sociedade em geral sobre direitos; esclarecimento de dúvidas sobre saúde e serviços sociais; a sensibilização e capacitação de gestores públicos e segmentos da sociedade local sobre homofobia e cidadania LGBT e também a formação de um banco de dados estadual sobre homofobia e uma rede de apoio.

“Minha vida de militância teve início na Baixada Fluminense. Por isso, me sinto muito honrado em poder voltar à comunidade com essa política pública. Em uma região como esta, marcada pela hostilidade e violência homofóbica, esse tipo de iniciativa acaba tendo um caráter muito simbólico, já que por muito tempo a Baixada foi reconhecida – e infelizmente ainda é – como um local de exclusão econômica, violação de direitos; e ela precisa hoje adotar uma outra agenda, para ser reconhecida como uma região que também promove a cidadania”, observou no dia da inauguração da unidade o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEASDH,  Cláudio Nascimento.

Para que serve um CR LGBT?

As unidades oferecem serviços direcionados à comunidade LGBT, familiares e amigos vítimas de discriminação e violência homofóbica.  Além disso, prestam orientação à sociedade em geral sobre direitos desse segmento e têm o compromisso de formar uma rede de apoio social, monitorada a partir de um banco de dados estadual. Outro objetivo do Centro é sensibilizar e capacitar gestores públicos e a sociedade local sobre homofobia e cidadania LGBT, contribuindo para a formulação e adequação de políticas a fim de incluir a população LGBT em sua perspectiva.

 

Programa Estadual Rio Sem Homofobia

O Programa Estadual Rio sem Homofobia, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, visa combater a discriminação e a violência contra LGBT e promover a cidadania desta população em todo território fluminense, respeitando as especificidades desses grupos populacionais. É através de disseminação de informações sobre direitos e sua defesa e garantia que o programa atua no combate à homofobia; além da produção, implementação e monitoramento de políticas públicas transversais, isto é, em todas as áreas de governo, a fim de promover a cidadania LGBT. O Centro de Referência LGBT, bem como o Disque Cidadania LGBT, são serviços do Programa Estadual Rio sem Homofobia.

O Centro de Referência LGBT - Baixada I é uma realização da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Os serviços já estão acessíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, para a população da área compreendida pelos municípios da Baixada Fluminense de Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Guapimirim. Detalhes poderão ser obtidos pelo serviço Disque Cidadania LGBT (0800 023 4567).