ASSINE
search button

Maestro Gustavo Dudamel emociona jovens músicos do Santa Marta

O venezuelano vibrou com canções de Roberto Carlos e Paulinho da Viola

Compartilhar

Em visita ao Morro Santa Marta, comunidade pacificada do bairro de Botafogo (Zona Sul do Rio), o renomado maestro venezuelano Gustavo Dudamel emocionou mais de 200 crianças do projeto Ação Social pela Música - que ensina música clássica para crianças pobres cariocas - e da Orquestra Jovem de Contagem - que tem o mesmo propósito em Minas Gerais.

Para homenagear o visitante, as crianças de Botafogo tocaram Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos e Ode à alegria, de  Ludwid van Beethoven. A primeira canção arrancou suspiros de uma comitiva venezuelana formada pelos maestros José Antônio Abreu e Gustavo Dudamel, além do embaixador da Venezuela no Brasil, Maximiliem Arveláiz. Entre as músicas apresentadas pelas crianças de Minas Gerais estavam canções de Paulinho da Viola.

Extasiado com a presença de Dudamel, o aluno Rodrigo Silva, 20 anos, relembrou o primeiro dia em que chegou ao projeto.

"Fui o primeiro a me inscrever para participar das aulas. Eu já tocava flauta, cavaquinho e violão, mas não sabia ler partituras. Hoje, passados dois anos do meu ingresso, além de aprender a ler partituras também toco violino", orgulha-se.

As crianças não deixaram escapar a oportunidade de serem regidas por Dudamel e logo lhe convocaram para participar de uma das três apresentações da tarde.

"Vocês estão no caminho certo. Minha carreira também teve início num projeto como este (El Sistema) e o ensino das artes é um direito de todas as crianças do mundo. É uma pena que isto não aconteça", criticou Gustavo Dudamel, depois de reger os pequenos. 

Para Renato Almeida, um dos professores de música do projeto, a carência do ensino de música é uma realidade no país inteiro.

"Em Contagem ou no Rio de Janeiro, o objetivo dos projetos é um só: promover a inclusão social das crianças pobres. Dou aula de música para filhos e irmãos de traficantes, que escolheram rumos diferentes para suas vidas. Todos devem ter direito de aprender música, não apenas aqueles que tem dinheiro para pagar por isso", opina. 

Diretor de tecnologia do 'JB' relembra apresentação de Dudamel no Municipal

Orquestra sinfônica completa, 140 músicos, todos venezuelanos e com menos de 40 anos, frutos incubados no Projeto El Sistema. O fundador deste magnífico movimento musical venezuelano, maestro José Abreu, esteve presente, sempre com o olhar atento e confiante dirigido aos seus músicos.   

Maestro Gustavo Dudamel em uma performance inspirada no Teatro Municipal, na qual mostrou a energia sobre-humana que o caracteriza e que ele consegue repassar aos seus músicos, o pleno domínio da técnica, e a sensibilidade exigida por esta peça tão germânica, e que antecipa o caos da modernidade. 

A interpretação

A Sinfonia no. 7 de Gustav Mahler, cognominada "Canto da Noite", com a sua complexidade harmônica e rítmica, com o seu caráter descontinuo e fragmentário, é um desafio imenso para qualquer orquestra. Com uma duração de uma hora e quarenta minutos, alterna momentos luminosos com períodos sombrios, exigindo dos músicos uma sensibilidade que é posta a prova no decorrer da performance. 

Enfim, uma orquestra sinfônica extraordinária, comparável às melhores do mundo, em uma noite das melhores que já tivemos no Teatro Municipal.

Ficha técnica:

Orquestra Sinfônica Simon Bolívar  - maestro Gustavo Dudamel

Dia 20 de junho de 2001 Teatro Municipal - Rio de Janeiro - RJ

Programa: Gustav Mahler - Sinfonia no. 7  - Canto da Noite

Humberto Tanure