ASSINE
search button

Operação Tomahawk apreende 37 ônibus da Auto Viação 1001

Compartilhar

RIO - O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) deu início, nesta segunda-feira, à Operação Tomahawk, cujo objetivo é combater as irregularidades em alvos certos, neste caso as empresas que apresentam maior número de reclamações na Ouvidoria ou de infrações detectadas nas fiscalizações diárias.

Neste primeiro dia, 37 veículos da Auto Viação 1001 foram retirados de circulação. A empresa foi escolhida como primeiro "alvo", já que apresenta o maior volume de autuações desde janeiro e está entre as cinco mais citadas com reclamações no órgão. Além disso, foram emitidas outras 17 multas.

- Este é apenas o começo. Estamos atacando fortemente as irregularidades das empresas que insistirem em desrespeitar o usuário. Esse míssil que hoje atingiu a Viação 1001 será disparado com alvos certos, de acordo com o detectado pela nossa Ouvidoria e pela fiscalização nas ruas - afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.

Equipes atuaram em todo o estado. Na rodoviária Novo Rio, 11 ônibus foram apreendidos, a maior parte por mau estado de conservação. Os fiscais também recolheram ônibus por alteração de características e documentação irregular. A empresa ainda recebeu três multas por operação de linha não autorizada e descumprimento do quadro de horários. Já em Niterói, três veículos foram recolhidos, dois com documentação irregular e um por falta de lacre na placa.

Em Rio das Ostras, um veículo sem selo de vistoria e com documentação irregular foi recolhido à garagem, além de um ônibus multado por não ter adesivo com telefone da ouvidoria do Detro. Em Arraial do Cabo, foram emitidas seis multas, uma por falta de adesivo com o telefone da ouvidoria e cinco por deixar de operar linhas, deixando de fazer a ligação com os municípios de Itaperuna, Carapebus, Córrego do Ouro, Macaé e Bom Jesus de Itabapoama. Em Búzios, os fiscais aplicaram mais duas infrações pela supressão das linhas Búzios – Campos e Búzios Macaé.

No Norte Fluminense, em Campos, foram recolhidos oito ônibus, sendo três sem selo, três em mau estado de conservação e dois por documentação irregular. Os fiscais ainda aplicaram uma multa por operar linhas sem registro e outra pela supressão do trajeto Barra do Itabapoama – Macaé. Em Bom Jesus do Itabapoama, a empresa recebeu três multas, uma por operar com ônibus da frota interestadual, uma por operar sessão não autorizada e duas por supressão de linha (Bom Jesus – Arraial do Cabo e Bom Jesus – Rio de Janeiro). Já em Macaé, cinco coletivos foram apreendidos com documentação irregular.

Os fiscais ainda recolheram dois veículos no terminal de Cardoso Moreira, outros três em Cabo Frio e três em Itaperuna.