ASSINE
search button

Morre no Rio a "Fogueteira do Maracanã"

Compartilhar

Aos 45 anos de idade, Rosinery Mello do Nascimento, que ficou conhecida como a "fogueteira do Maracanã", teve morte cerebral após sofrer um aneurisma na madrugada de sábado (4).

De acordo com amigos, ela chegou a ser operada no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, mas não resistiu. Seus órgãos serão doados pela família.  

A "fogueteira" era mãe de três filhos, casada com um militar da marinha e moradora de Araruama, na região dos Lagos.

Rosinery ficou famosa depois de lançar um sinalizador no Maracanã, durante um jogo entre Brasil e Chile, nas Eliminatórias da Copa de 90. Aos 24 minutos do segundo tempo, quando o Brasil já vencia por 1 a 0, ela disparou um sinalizador do tipo usado em embarcações. A chama caiu no gramado, próximo ao goleiro chileno Roberto Rojas, que teve que ser carregado para fora do campo, aparentemente ensanguentado.

A partida foi encerrada pelo árbitro argentino Juan Lostau.

Mais tarde foi constatado, por meio das imagens de TV e de fotografias, que os chilenos agiram de má-fé. O sinalizador não havia atingido o goleiro, que na verdade com uma lâmina escondida dentro da luva cortou o próprio supercílio. Exames constataram também que não havia indício de pólvora no ferimento.

Rosimary, que havia sido presa em flagrante, foi solta e ganhou uma certa fama, tendo posteriormente posado nua para "Playboy", em novembro de 1989.