ASSINE
search button

Prefeitura do Rio recupera orla da Zona Sul danificada por ressaca

Compartilhar

 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, está recuperando os trechos danificados pela ressaca que atingiu as orlas do Leblon, Ipanema e de Copacabana, na Zona Sul da cidade. 

Durante esta segunda-feira, a Comlurb, com uma equipe de 60 homens, removeu 25 toneladas de areia levadas pela água para a ciclovia, calçada e pistas de rolamento da praia de Copacabana. A atividade concentrou-se em Copacabana, uma vez que em Ipanema e no Leblon a ressaca não mais levou areia para fora da praia. No último domingo e madrugada desta segunda-feira, foram retiradas 95 toneladas das pistas de Leblon, Ipanema e Copacabana.

As equipes da Comlurb contaram com o apoio de duas varredeiras mecânicas, dois micro-tratores, um caminhão pipa, uma pá mecânica e um trator esteira para revolver a areia e fazer a limpeza. Os serviços foram concluídos no fim da tarde desta segunda.

Levantamento

Já as equipes da Coordenadoria Geral de Conservação realizaram, pela manhã, o levantamento detalhado dos problemas na infraestrutura física danificada e iniciaram os reparos emergenciais, concentrando-se em trechos das orlas de Leblon e Copacabana. O trabalho deverá ser concluído até a quarta-feira.

No Leblon, entre os postos 10 e 11, está sendo realizada a limpeza manual e mecânica de 45 bocas de lobo, 65 caixas de ralo e 455 metros de ramal de ralo. Além disso, 45 metros de meio fio de concreto da ciclovia e 43 metros quadrados de pavimentação em pedras portuguesas serão refeitas no calçadão.

Em Copacabana, entre os posto 5 e 6, serão recuperadas 100 unidades do beiral de concreto e 12 metros quadrados de piso em pedra portuguesa do calçadão.  A operação tem apoio de dois caminhões, sendo um do tipo conjugado e outro do tipo vac all e equipe de calceteiros.

O trabalho também inclui limpeza de 40 ralos e 120 metros de ramais de ralo que foram obstruídos pela areia em todo o trecho das praias de Leblon, Ipanema e Copacabana.