ASSINE
search button

Câmara de Niterói recebe nesta segunda-feira técnicos da Águas de Niterói

Compartilhar

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Vereadores de Niterói recebe hoje, às 17h30m, no auditório da Casa, técnicos da Concessionária Águas de Niterói que vão dar as primeiras explicações técnicas sobre o acidente ocorrido no domingo na Estação de Tratamento de Esgotos de Toque-Toque, na Ponta D´Areia.

Pela manhã, o Vereador José Antônio Fernandes Zaff, que preside a Comissão, esteve no local do acidente e acompanhou a limpeza da área. A reunião é ordinária e conta com representantes da sociedade civil e do poder público e é aberta à participação popular.

“Esta reunião já estava agendada, pois ocorre mensalmente, mas devido ao acidente, o tema central será, obviamente as medidas que estão sendo adotadas”, explica o vereador Zaff.

Pelo menos nove pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros após o rompimento de uma parede de 7 metros de concreto de uma estação de tratamento de esgoto em Niterói. O acidente espalhou 5 milhões de litros de dejetos pelas ruas do Centro da cidade no início da tarde deste domingo. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Estadual Azevedo Lima, e sete já foram libaradas. Duas delas foram transferidas para um hospital particular.

Veja vídeo gravado instantes após a inundação:

 

Águas de Niterói

Em novembro de 1999, a concessionária Águas de Niterói assumiu os serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto no município. A instituição pertence ao grupo Águas do Brasil, formado pelas empresas Developer, Queiroz Galvão Participações-Concessões S.A., Trana Construções Ltda., e Construtora Cowan S.A.

O Grupo Águas do Brasil também está presente em outros municípios do Rio de Janeiro e São Paulo.

No Rio de Janeiro, o grupo opera em Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana; em Niterói, entre a Baía de Guanabara e a Região Oceânica; em Araruama, Saquarema e Silva Jardim, na Região dos Lagos; em Resende, no sul do Estado, e em Campos dos Goytacazes, no norte, ambas às margens do Rio Paraíba do Sul.

Em São Paulo, o Grupo atua em Araçoiaba da Serra (Águas de Araçoiaba), com gestão total; em Jaú (Sanej) e Araçatuba (Sanear), com o tratamento do esgoto; e com produção de água tratada em Ourinhos (Águas de Esmeralda).