ASSINE
search button

Simulação de trajeto de Obama congestiona trânsito na cidade

Compartilhar

RIO - A simulação do trajeto que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá fazer na cidade tumultua o trânsito nas Laranjeiras, na Zona Sul. Um verdadeiro esquema de guerra foi preparado para a locomoção do líder americano.

Obama deverá visitar o Cristo Redentor junto com a mulher, Michelle, e as filhas Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7. A família também pretende ir à Cidade de Deus, na Zona Oeste. A comunidade inspirou um livro e um filme de mesmo nome que contam o avanço do crime organizado no Rio.

Mais cedo, o Consulado americano confirmou o cancelamento do discurso que o presidente faria, domingo, na Cinelândia. O material da estrutura do palco começou a ser retirado na manhã desta sexta-feira, após o anúncio de que o evento aberto foi cancelado.

Três tanques do Exército estão estacionados próximos ao Teatro Municipal, onde agora deverá ser o discurso do presidente americano, para o treinamento do sistema de segurança da vinda de Obama. Segundo militares, haverá um treinamento com agentes americanos 

Cidade de Deus se prepara para receber visita de Obama

Há dois anos, a comunidade da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, ganhou a segunda Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado, deixou para trás um passado marcado pela violência - internacionalmente conhecida através do filme que leva o seu nome - e renasceu. Hoje, o local se prepara para entrar mais uma vez para a história.

No próximo domingo, os moradores da comunidade receberão a ilustre visita de um dos homens mais importantes do mundo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que irá conferir de perto o sucesso da política de pacificação implantada pelo governo estadual.

- Toda a comunidade está feliz e animada com a presença do Obama na comunidade. Vai ser um domingo fora do normal e marcante. Estão todos querendo saber o que vai acontecer durante e depois da visita, porque vamos ganhar mais fama no exterior - afirmou o vice-presidente da Associação de Moradores da Cidade de Deus, Josias da Silva Oliveira.

Nas ruas da comunidade, a expectativa para a chegada do maior ícone da política internacional é grande. Os moradores já começaram o “mutirão” para fazer com que a Cidade de Deus fique marcada na memória do presidente norte-americano como um exemplo de resgate da cidadania. Crianças, adolescentes, famílias inteiras já começaram a se programar para dar as boas-vindas a Barack Obama.

- Vou acordar bem cedo para arrumar um bom lugar para ver de pertinho o presidente dos U.S.A com a minha filha Luciane e meu neto Luan, de 2 anos, que, assim como o Obama, tem um pai de origem africana e é lindo. Vai ser ótimo mostrar para o mundo o quanto a CDD mudou - contou a aposentada Wilma da Silva Lopes, que mora na Cidade de Deus desde sua fundação.