Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Rio

Ministro do STF não é a favor das Forças Armadas

Segundo ele, a convocação põe população em risco

Jornal do BrasilLuiz Orlando Carneiro

Brasília - O ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal, é contra a mobilização de contingentes das Forças Armadas para atuar no combate à série de ataques incendiários promovida pelo crime organizado no Rio de Janeiro. Mas defende – dada “a gravidade da situação” – a convocação da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Federal para operações conjuntas com as polícias estaduais (Militar e Civil) e a Polícia Rodoviária.  

Carioca e proprietário de um apartamento em São Conrado, Marco Aurélio usa, quando vai ao Rio, um automóvel blindado, e admite sua preocupação sempre que é obrigado a trafegar pela Via Amarela. O carro particular de uma de suas filhas, que vive no Rio, é também blindado.  

>> Leia a matéria completa no JB Digital

Tags: ataques, Rio, terror, violência

Compartilhe:

Comentários

47 comentários
  • Chico Sal, São Paulo

    O ministro Marco Aurélio de Mello está no mundo da lua, não sabe o que é segurança da população, ou melhor não está nem ai com o que está acontecendo no Rio.

  • Marcio do Nascimento Silva , Rio de Janeiro

    É que não é a Mãe dele que está parada na Avenida Brasil tentando ir ao Trabalho e de repente alguém se levanta e esparrama gasolina em cima dela e taca fogo. Se eu fizer isso em frente a casa dele será que manterá a mesma opinião. Acho dificil..

  • Tarcisio Guimaraes, Varzea Grande/MT

    Sr. Ministro, é agora ou nunca, virou guerra, e guerra é assunto para Forças Armadas, estamos em guerra, declarada por eles. A desobediencia se instalou como afronta ao Estado.
    Minha admiraçao e respeito.
    Tarcisio

  • Jean Sena, Areia Branca - RN

    Mas se não for as Forças Armadas quem mais poderá fazer frente aos bandidos Senhor Ministro? O Exército da Salvação? A Associação de Pais e Filhos?

  • Andrade, Itabuna

    Por que o Ministro não coloca os seus veículos à disposição do cidadão comum, que trabalha nesse caos que é o Rio? Enquanto ele opina, o povo está sitiado por causa dos direitos humanos que os bandidos têm. Tenha paciência, viu?

  • José Antonio, Rio de Janeiro

    Que tal o senhor ministro (com "m" minúsculo mesmo!) ser morador da cidade e usar um carro convencional? Provavelmente ele não teria esta opinião, há uma distancia grande entre a elite e o povo (classe média e classe baixa) e ficou evidente esta declaração a posição do sr. ministro. A maioria da polução não suporta mais os bandidos organizados que exitem na cidade do Rio de Janeiro. Sabemos que o consumo de drogas ilícitas não vai acabar agora nem nunca, mas a bandidagem deve saber que o seu Armagedon está chegando e todo o grande Rio e o Rio vai voltar a viver longe deste, para o desespero dos barões da cocaína e do armamento. Chega de hipocrisia!

  • heliton amaral, ribeirao preto-sp

    Quanto formalismo do Ministro, "forças policiais civis, militares, força nacional, escoteiros, bandeirantes". Mas ele e a família, andam de carro blindado, enquanto o policial quase de cara limpa e o povo nem se fala.Sinceramente é uma opinião absurda, pois os bandidos atiram em todos e só podem ser combatidos por alguns.

  • Vanessa, nova iguaçu

    Pra ele é mole, quero ver se ele andasse de onibus, trem ou até mesmo um veículo de passeio que nao fosse blindado, se ele continuaria com essa mesma posição.
    Tô de saco cheio de tanta hipocrisia,ta tudo errado.
    Todo dia tenho medo de chegar e ir embora do trabalho, vcs se nao quiser enm trabalhar vcs trabalham.Mas Deus tudo vê...
    aff...

  • Romualdo, Maceio

    Os cidadaos do Rio de Janeiro tem que ter cuidado com esse STJ, como todo Brasil já conhece, eles são a favor dos fora da lei.
    Somenrte não querem morar nas comunidades.
    CARIOCAS CUIDADO COM ESSAS RAPOSAS.

  • Ronaldo, Dakar - Senegal

    Sou carioca e gostaría de ver as forças de segurança nacional nas ruas. Eu fico indignado com esses aumofadinhas que nunca entraram em onibus lotado e e que nunca caminharam a pé nas ruas do rio para saber o quanto é perigoso.
    Ronaldo

  • luiz Gonzaga, Rio de Janeiro

    A QUAL FACÇÃO PERTENCE O SENHOR MINISTRO?

  • Toshiro Sokomo Ku, Rio

    Cidadão de casta superior e protegido é outra coisa. Desce aqui sua Alteza e sinta na pele o que é ser mortal

  • Cunha, Niterói

    Esse sujeito poderia ficar calado por questão de segurança. É uma arma verbal contra a sociedade.

  • Jorge Carvalho, Porto Alegre

    Quando sai do Rio de Janeiro a 17 anos procurava uma cidade com qualidade de vida melhor achei,porém fico apreensivo pois minha família toda esta lá ainda. Sr.Marco Aurélio mesmo num carro blindado se fosse pego ou assaltado como a ministra Ellen Graice a tempos atrás permaneceria com a mesma opinião? O Sr.já visitou algum morro carioca? Não é a hora do poder judiciário ajudar a combater a criminalidade até propondo soluções alternativas para dar um basta nessa loucura que reina a mais de 30 anos no Rio.

  • l.c.mendes melo, Riode janeiro

    Com certeza enquanto a guerra é contra a população cívil trabalhadora,operários,teremos comentários desta natureza.
    Quando a guerra for política ,e os traficantes começarem a matar os verdadeiros responsáveis por tudo isto,com toda certeza ,as atitudes serão outras.
    Basta ver o exemplo do México e colombia.

  • João, Rio

    O "ministro"!!!!!disse com muita impropriedade isso...provou o descaso desta casta encastelada, com suas capas, dizendo: "Não acho que deva....ou pior ....eu que posso pagar ...tenho um carro blindado....o que ele sofreu ...andou ou rodou....melhor "estudou".....para dizer isso

  • jose guimarãs martinez, itatiaia - rj

    com força bruta, jamais ganharemos a guerra contra os traficantes; veja o caso dos estado unidenses(usa) que combatem a droga ha mais de cem anos
    não conseguem ganhar, e, ainda hoje são os maiores consumidores. vamos
    liberar as drogas (cocaina, crac, maconha etc ), vamos (o governo) comprar
    essas drogas e estocalas na rede do SUS, hospitais e delegacias e fornece-las gratuitamente aos viciados e usuários pois assim não irão comprar dos
    traficantes. o fornecimento gratuito será mediante o preenchimento de ficha
    com os dados do viciado, na presença de médico e psicólogo que tentará tira-lo do vício, não conseguindo forneça-lhes a droga gratuitamente, e nas pro´
    ximas visitas, será tentado novamente até que alguns deixem o vício. Se em
    cada 10 usuários durante as visitas conseguirmos tirar 5 do vício, já será
    uma grande vitória e os traficantes SEM DINHEIRO, terão de trocar de
    profissão.

  • Ilmar Souza, rondonia

    STF é abrigo de bandidos... para quem conhece sua história sabe o quanto eles sao bondo$o$ com essa corja. Mijam pra tras contras os FICHAS SUJAS, MENSALÃO, ETC...

  • claudino da nobrega, muriaé

    O insigne ministro, data venia dos que pensam contrário, está certíssimo! Bandido bom eh bandido morto! Mas, há quer ir devagar com o andor ... Muito lúcido o Min. Marco Aurélio Mello, que eh carioca.

  • Jose Porto, Rio de Janeiro

    O Rio de Janeiro virou o "ocidente médio"!! Não dá mais para andar na rua!! Com todo o respeito, Ministro vá julgar os milhares de processos parados no STF e deixe de se meter em política. Quando houver uma demanda no STF sobre o assunto. Aí vc pode se pronuncia!!!
    Ministro, o que os marginais estão fazendo é terrorismo. Lutam contra o Estado Democrático de Direito que o o Sr. deveria está defendendo...

  • Jota, Natal

    O governo está certo, tem que ser gerra total contra a bandidagem, quando eles fugigem para outro morro a polícia tem que encurralá-los imediatamente não lhes dando trégua para não se rearticulaem. Parabens até que enfim está sendo mostrado quem deve mandar. Vamos construir no alto cada morro um batalhão de segurança máxima, para o controle permanente da situação.

  • MARCOS ANDRÉ DA SILVA CARUSO, RIO DE JANEIRO

    Prezado Ministro: além de seu notável saber jurídico, reputação ilibada, admiro, também, a sua capacidade em proferir comentários tremendamente infelizes!!!

  • genesio lisboa neves junior, nova iguaçu

    Vossa Excelência, data vênia!!! Eu diria que nosso Ministro não conhece o Rio de Janeiro. Essa idéia de que as Forças Armadas só podem agir em extrema necessidade, em caso de Guerra, isso já não se pode mais admitir. As leis, regulamentos e códigos ou seja lá o que for que ainda regule o emprego das Forças Armadas, datam de muitos anos atrás e pela evolução dos acontecimentos no Brasil e em especial no Rio de Janeiro, não nos permitem mais aguardar o pior para que essas Forças atuem em conjunto com as forças policiais.
    Sabemos que os integrantes das Forças Armadas, têm formação militar e não policial, contudo ainda existem os atributos em que as Forças possam ser empregadas pelo menos fornecendo material, viaturas e armamentos.
    Eu requisitaria o Sr. Ministro que morasse aqui no Rio de Janeiro, e se fosse possível na Vila Cruzeiro (sem seguranças e carro blindado é claro!)
    Existem horas que temos que deixar as teorias e aceitar-mos os acontecimentos na sua prática, e aqui no Rio é o caso.

  • Manny Lite, California!!!

    O Rio de Janeiro virou pra.ca de Guerra! A constituicao deve ser ajustada a realidade atual. que tem que ser usadaso para protege-la (e nao por politico corruptos).

    Eh necessario se usar todo o possoal desponivel e todo o material necessario para ELIMINAR ESTE COMBATENTES INIMIGOS DOS CONTRIBUITES DE IMPOSTOS!!! A sociedade BRasileira e Carioca esta farte de ser refens de Gangs de traficantes de Cociana!!! Quando eh que as autoridades vao aceitar isto? Assim como estah nao haverah jogos olimpicos!!!

  • podoss, Brasil br

    É residuo de alguma indicação suspeita...só pode. O Brasil já conhece essa gente asquerosa. Ele gosta de falar, pois gosta muito de ouvir-se! Narciso é pouco! Ele pensa que nós gostamos de ouvir essa baboseira toda. Vem pro asfalto, sr. ministro... Vem pro ponto de ônibus, coisa envaidecida. Fale ao menos algo sensato, pois bom-senso é algo minimo que se espera de quem se "meteu" a julgar causas e pessoas. Ou, a sua leitura, é a mesma do Gilmar Mendes, lendo laudas da defesa pra defender bandidos? Refaço aqui a pergunta já feita neste forum: a qual facção o ilustríssimo ministro pertence?
    Gostaria de saber uma coisa, sr. ministro: o que nos poderíamos fazer pra tirar o senhor e outros do mesmo naipe aí do Supremo? Temos vergonha do mundo, quando as nações olham pra performance dos senhores, num país cheio de desgraças como o nosso.
    Por que não te calas?

  • Marcio Soares, Rio de Janeiro

    Este "Excelentíssimo" e todos os demais que vivem de nosso dinheiro em Brasília, deveriam ter salário mínimo, sem benesses de cargo público,pagar aluguel de barraco, pegar condução para ir ao trabalho e encarar o hospital público, quando precisasse.
    Já que são contra o uso das forças armadas em episódios do tipo, convido-os "Excelentíssimos" a irem comprar pão, amanhã de manhã na espelunca que tem na esquina da entrada da favela que está em guerra, como todos os que lá estão e não puderam sair de suas casas por terem que se proteger.
    Em tempo, sem usar carro de combate (blindado) dos fuzileiros, tá?

  • Dema, São Paulo

    Sr. ministro a função suprema das Forças Armadas não e manter a Constituição.
    Estes marginais estão impedindo o direito de ir e vir, o direito do menor de
    estudar ter uma vida digna, o direito ao trabalho e a propriedade etc.. etc..
    Então tenho certeza que as Forças Armadas podem sim atuar.
    Ok não pode e o Brasileiro não aguenta mais, e pagar seus imposto e não ter direito a nada, seus direito somente existe no papel.
    Marginais com homicídios nas costa, aterrorizando um Estado isto e vergonhoso,Para a nossa nação chega de ver a historia acontecer temos que faze-la, e deixar uma Nação mais digna para nossos descendentes.
    E uma boa hora para pensarmos se não está na hora de acabar com o serviço militar obrigatório, e passarmos a ter umas Forças Armadas profissional formada por profissionais.
    Tenho a certeza que devemos e ter mais carinho pelos nossos filhos, e pelo filho do nosso vizinho, pois não passamos a vida dentro de um carro blindado

  • Macieira,

    Infelizmente o STF existe, e com ele uma classe que se acha acima do bem e do mal que não servem para nada, a não ser ganhar autos salários, andarem togados e falarem uma série de bobagens. Esse elemento perdeu uma ótima chance de ficar calado e não usar os termos sem sentido que costuma usar. É pena que esta violência não chega na sua residência ou aos seus familiares. o povo brasileiro agradece e torce para o sr, e outros com Gilmar Mendes, sumam do cenário nacional.

  • achille larena, são paulo/sp.

    Não vá o sapateiro além das sandalias. Deixa a gloriosa Polícia com a ajuda
    das forças armadas mandar esses murídios para o esgoto. Só está faltando as
    Forças Especiais do Exército.Bala na bandidagem e parabéns pela operação.

  • Sebastião Anunciação, São Luís - MA

    Infeliz comentário do ministro, na realidade os bandidos declararam guerra no Rio, nada melhor que as Forças Armadas para combatê-la. Sugiro ao ministro q ande em um gol da VW, 1.0...

  • Antonio Velasco, Duque de Caxias

    Tem que rir de um comédia desses! O cara tem residência em São Conrado(certamente num condomínio de luxo, jamais no Vidigal!) tem 2 carros blindados(pra quê serve o dispositivo de segurança no veículo se ele especula que há exagero na entrada das Forças Armadas?) e agora está no ministério dando palpite furado? Ah, vá catar coquinho! Isso já é cretinice mesmo, nem chamo mais isso de demagogia!

  • ANTONIO DE PÁDUA, RIO DE JANEIRO

    A CULPA DE TUDO ISSO AÍ, É DESTE GOVERNO, DESTES MINISTROS, DE SUAS ONGS, DIREITOS HUMANOS, "ESTADO DEMCRATICO DE DIREITO" OABS, DESTE BANDO DE GENTE QUE VIVE DE PROTEGERE E DEFENDER OS DIREITOS DE MARGINAIS DE TODOS OS TIPOS. PARA O POVO BRASILEIRO, NÃO HÁ SEGURANÇA, GARANTIAS, PROTEÇÃO, NADA. MANDAM MEIA DUZIA DE TANQUES PARA UMA FAVELA, COM ALGUNS MILHARES DE SOLDADOS, ENQAUANTO NO HAITÍ, TEMOS UM EFETIVO IMENSO, PAGO POR NÓS PARA PATRULAR E POLICIAR, RESOLVENDO O PROBLEMA DO PAÍS DOS OUTROS, QUE NÃO NOS DIZ RESPEITO. É QUE LÁ, O SALÁRIOS É EM "DOKAR", MAS AQUI NO BRASIL, COMO É EM REAL, NÃO DÁ VONTADE DE TRABALHAR, POLICIAR E ELIMINAR OS MARGINAIS!

  • Wagner Diniz, Niteroi

    Boa Ministro. Nao pode acabar de vez com os marginais mesmo. Se nao quem vai vender cocaina para os filhos de juizes, politicos... Vamos apoiar mais os direitos humanos. o que o senhor acha de prendermos os trabalhadores e soltar os bandidos? Aproveita que a proxima geraçao vai ser melhor do que essa. Como o concelho tutelar esta ajudando a fazer pessoas individualistas e sem principios. Mas como falar de principios quando para a maior parte dos politicos? Prezado estamos em guerra! Nao tem que prender, tem que matar. Ministro muitos dos que voces chamam de crianças, sao marginais com 10 anos. E eles matao sem pena. Me desculpa, voces naos se importao com isso. Afinal, quantos morrem por dia por conta do disvio da verba dos hospitais publicos? Pelo amor de Deus tome o exemplo de Singapura. Pois estou vendo que quando eu tiver um filho vou falar pra ele: - Filho, n vem com essa historia de estudar. Estudar nao leva a lugar nenhum. vai se politico, traficante, ladrao... Pois os direitos humanos so defende bandidos. Gente honesta eles matao. E olha que legal. Se voce for prezo, voce no tem que fazer nada o dia inteiro e ainda pagam as contas da sua familia.
    O bom e que 90% da populacao tem o QI inferior ao de um macaco. Para engolir que os criminosos nao estao atuando de forma organizasa. para engolir que nao ha uma guerra civil. Deve ser muito confortavel para os senhores lidar com uma populacao assim.
    Outra pergunta, o que sera feito pela populacao da baixada, ja que os traficantes ja estao tomando os morros de la? a limpeza sera feita unicamente na cidade do rio? Pensando bem, para que se preocupar com uma populacao pobre? ninguem na copa e nem nas olimpiadas vai passar por la mesmo. Nao e senhor Ministro?
    Muito obrigado Ministro, por terem feito isso com meu estado. Tudo o que esta rolando e pela impunidade que tivemos ao longo desses anos. Ministro nao prende. MATA! Pega esses presos que foram levados para outros estados e mata. manda o bope entrar nos nossos presidios de "segurança maxima" e matar todo mundo. Estamos cansados de sustentar vagabundos. Nossa cidade esta doente. Removam esse cancer!

  • Josenildo Carvalho, Macaé-RJ

    Porque não se cala, "Manéstro"?

  • Marcelo, São Paulo

    Acho que no Brasil deveria ser instalada a operação mãos limpas que se instalou há anos na Itália. Por trás destes bandidinhos que a polícia está botando para correr, com certeza tem muito mafioso graúdo.

  • Luar do sertão, Rio de Janeiro

    Foi-se o tempo em que esse ministro falava e alguem ouvia

  • Marcelo, Rio

    Isso é um masoquista!

  • Jorge luiz Machado, Rio de Jnaeiro

    Quem sabe se essas operações no Rio de Janeiro, não está prejudicando alguns interesses desse magistrado?!!!

  • Gusmão, Guarulhos

    É triste ver o quanto nossas "autoridades" estão desalinhados com a necessidade do povo. Isso é um absurdo. Acho que ele se "pensa" imortal. TODA AÇÃO que vier minorar essa influência maligna sobre o Rio deve ser feita. Como seria bom se todos se unissem para acabar de uma vez por todas com essas excrescências de leis que permitem que advogados sejam "meio" para amedrontar nosso povo. Ajuda aê Senhores ministros, deputados, senadores, vamos mudar essas leis que aumentam a impunidade. Diretos humanos para quem cumpre a lei. Chega de falsidade, falsa moral, falso modernismos. Nós precisamos de paz!

  • Chico, gama df

    Como a impresa Brasileira ainda escuta figuras como este ministro e o outro o Gilmar mendes ,lá na ilha da fantasia cercado de bajuladores e mordomia certamente não precisa das forças armadas. aqui nas ruas é diferente, saia as ruas ministro.

  • SIRLEY RODRIGUES DE PAULA, Brasilia

    Não moro no Rio, mas todos os meus familiares são de lá e sofrem aqueles horoores. O senhor ministro é um pandego mesmo. Sempre nadando contra a maré e emitindo opiniões bizarras a respeito do que nunca viveu ou vivenciou na pele. Marco Aurélio de Melo, "porque não callas?"

  • Jorge Magno, Belém-PA

    Só podia ser coisa de ministro brasileiro que, não pensa e, por não pensar só fala besteira. Valeu Marco Orélio (é isso mesmo "ORÉLIO" para não usar o termo ORELHUDO).

  • paulo, rio de janeiro

    e facil poe ele eo gilmar mendes ,cada um com duas pedras na mao .pronto acabou.sempre tem uma cassandra pra perua.os caras tao usando taticas de guerrilha nao podemos sair para otrabalho tranquilos,crianças nao podem ir as escolas,idosos sem ir a consulta com medicos.isso requer esforço de todos.

  • Vilson Vieira, Aracaju

    O ministro do STF, Marco Aurélio, é contra o uso das Formas Armadas, mas sim, a Força Nacional. Que diferença faz, senhor ministro? O senhor tem que entender que é uma emergência, vamos deixar prá la a retórica jurídica, nem parece que o senhor que diz que mora em um local, cujo o percurso é meio perigoso e usa um carro blindado. Eu na condição do senhor não faria nenhum comentário adverso ao uso das Formas Armadas, pelo contrário, apoiaria. Deixe de estrelismo jurídico!

  • Jose Roberto, Boston

    Sr. Ministro, porque nao te calas?

  • marcos menaget, rio de janeiro

    O ilustre ministro Marco Aurélio de Mello certamente viaja, ou melhor,mergulha literalmente na maionese ao emitir comentario infeliz que cometeu.Para quem encontra-se permanentemente enclausurado nas não poucas mordomias que o posto lhe confere, trata-se de comentário absolutamente despropositado.Gostaria que o Ministro perguntasse à população do Rio de Janeiro o que pensa desse momento único, singular, onde a esperança do povo aflora num misto de desespero e de crença de que esta é a hora de se reverter a barbárie praticada há anos pelos traficantes que ceifaram milhares de vítimas inocentes. Todas as forças irmanadas, conjugando o mesmo verbo: "vencer o crime organizado", sem vaidades, sem melindres.Pela primeira vez toda uma população acreditando nas forças constituidas, na torcida de que haveremos de vencer. Caro ministro, se Vossa Excelência se mostra incensível ao sofrimento de toda população, talves esteja próximo o momento de largar de mão Artigos frios da legislação tão defendida por Vossa Excelência. Quem sabe isto não seja uma sinalização de que Vossa Excelência deva largar a Magistratura e se dedicar quem sabe, a outro ofício mais ligado a área humana? Talves o Senhor não queira abrir mão de suas mordomias que nos custa certamente muito caro, como por exemplo a viatura(blindada)usada pelo Senhor, por quando de suas vindas ao Rio de Janeiro.Felizmente a população não está nem aí para o seu infeliz comentário.

  • Cledson Felippe, Cariacica

    Violência sempre foi um bom negócio no Brasil.Ainda bem que o negócio do turismo esta falando mais vide 2014 e 2016. Sem dúvida os criminosos tem diferentes articulações, em todas as instâncias, tanto no Estado como na sociedade. Estava demorando aparecer seus defensores, agora vamos esperar seus representantes aparecerem e darem palpites no parlamento, pedindo para que o executivo do Rio de Janeiro tenha complacência com a Barbarie e pena dos coitados assassinos e covardes ratos de esgoto. Estes que sustentam com grana do narcotráfico os milionários onorários da banda podre da advogacia brasileira.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.