Jornal do Brasil

Rio

Operação Supermercado Limpo interdita padaria da Sendas em Botafogo

Jornal do Brasil

JB Online

RIO - A Subprefeitura da Zona Sul e a 4ª Região Administrativa interditaram nesta manhã, durante operação Supermercado Limpo, a padaria da Sendas na Rua Barão de Itambi, 50, em Botafogo, por falta de asseio, por apresentar foco de baratas e utilizar equipamento sem condição de uso. A ação aconteceu após denúncia de consumidores.

O supermercado Sendas recebeu três autos de infração que, juntos, resultaram em mais de R$ 3 mil em multas. Houve ainda duas intimações: uma específica para a padaria e outra para toda a loja. Na padaria, a Sendas terá que fazer uma limpeza geral, arrumar o depósito e retirar material sem uso do local. Na segunda notificação, o estabelecimento terá três dias para adequar os rótulos das embalagens de carnes e frios que são manipulados por funcionários, distribuir cestas de lixo com tampas acionáveis por pedal por todo o mercado, além de atender às muitas exigências descritas nos autos.

No salão de atendimento, a equipe da Prefeitura solicitou que toda a carne que havia sido manipulada pelos funcionários fosse recolhida para adequação do rótulo. No setor de confeitaria, foram apreendidos 30 kg de massa para pizza fora do prazo de validade. Eles ainda encontraram baratas dentro da máquina em que estava sendo batida a massa do pão, o que ocasionou o fechamento da padaria por tempo indeterminado.

Além do mercado, os fiscais multaram a empresa terceirizada responsável pelo refeitório dos funcionários. A Gastroservice Refeições terá que pagar multa de R$ 1.012,42 por falta de asseio e infestação de baratas na cozinha e ainda cumprir intimação que solicita a troca das tampas das cubas expositoras do balcão térmico e dos utensílios que estão em mau estado de conservação, além de fazer uma limpeza e arrumação em todo o local. A Vigilância Sanitária participou da operação.