ASSINE
search button

Deputados cariocas querem investigar ação de milícias nas favelas

Compartilhar

Agência Brasil

RIO - A atuação das milícias nas favelas cariocas poderá ser investigada através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Os deputados estaduais querem investigar a suspeita de que os grupos sejam formados por policiais, bombeiros e agentes de segurança para combater traficantes na disputa por território.

A proposta de uma CPI das Milícias vai ser apresentada nesta terça-feira por dois deputados. A iniciativa é do presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Alerj, deputado Alessandro Molon (PT), e do deputado Marcelo Freixo (P-SOL), que também integra a comissão. Nesta segunda-feira, eles já haviam colhido as 24 assinaturas necessárias para a apresentação da CPI.

Freixo informou que o objetivo é investigar a participação de membros do estado e de agentes da segurança pública em grupos armados que expulsam o trafico das comunidades e depois passam a vender segurança e explorar serviços como tv a cabo e transporte alternativo.

- A CPI das Milícias é uma enorme contribuição que a Alerj pode dar à sociedade, porque há uma série de denúncias de apoio de agentes de segurança pública à atuação das milícias, o que seria um verdadeiro estado paralelo - defendeu Freixo.

Mas para que a CPI das Milícias seja instalada, ainda é preciso que o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), aprove o seu funcionamento. A guerra entre traficantes e integrantes de milícias tem provocado dezenas de mortes nos últimos meses.