ASSINE
search button

Cedae vai deflagrar Operação Gato Inflamável

Compartilhar

Agência JB

Rio - A Cedae e policiais da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados darão início, esta semana, à operação Gato Inflamável, que tem como foco o combate ao furto de água em postos de combustível do estado do Rio. Segundo o presidente da estatal, Wagner Victer, dez postos estão sob suspeita de irregularidades.

- Temos primeiro que apurar, verificar e constatar no local se realmente está ou não acontecendo o furto, explicou Victer.

O presidente também informou que a receita da Cedae corresponde a menos de 30% da água produzida, já que o restante é perdido por causa de vazamentos, inadimplências ou furto de água. De acordo com Victer, a idéia não é impor o poder de polícia, mas dar exemplo para que os consumidores paguem pela água, usando-a de forma racional.

- Consideramos que, com essa iniciativa, vamos reduzir a incidência de furto de água no estado, disse ele.

A Cedae também vai continuar esta semana a operação Caça ao Gato Gordo, que tem como objetivo o combate ao furto de água em condomínios.

- A Cedae utilizará os levantamentos feitos pelo setor de inteligência para avaliar se o consumo de água é compatível com o tamanho do condomínio ou estabelecimento, informou Victer.

Na semana passada, a Cedae recebeu mais de 20 denúncias e os casos serão apurados, garantiu Victer:

- Isso é um sinal que a própria sociedade condena esse tipo de prática. Caso seja detectado um grande volume de água furtada, como em academias de ginásticas, serão criadas novas operações específicas.

Se detidos em flagrante, os responsáveis pelas irregularidades poderão pegar até quatro anos de prisão.