ASSINE
search button

Governo pede a moradores do noroeste fluminense que armazenem água

Compartilhar

Agência JB

Brasília - O governo estadual está pedindo aos moradores da região noroeste que armazenem água. O vazamento de 2 milhões de metros cúbicos de lama de bauxita, ocorrido no município mineiro de Miraí na madrugada de quarta-feira, dia 10 de janeiro, desceu o Rio Muriaé e deve chegar ao Rio Paraíba do Sul ainda hoje.

O acidente ocorreu com o rompimento de uma barragem de contenção de resíduos tóxicos da empresa mineradora Rio Pomba Cataguases. Com o rompimento, os moradores do município de Miraí tiveram suas casas invadidas pela lama.

O alerta para armazenamento de água é do presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Victer. Os primeiros municípios que devem ter o abastecimento de água comprometido são Laje do Muriaé, São José do Ubá e Itaperuna. Na região moram cerca de 100 mil pessoas.

Victer informou que o abastecimento de água será cortado em Laje do Muriaé assim que a lama chegar à estação de tratamento de água do município.

- Nossa orientação é para que a população armazene água, pois a partir do momento que considerarmos a água inadequada para fins de tratamento, o abastecimento será suspendo. Em Laje do Muriaé, nós instalamos caixas d'águas comunitárias de 5 mil litros para dar o tratamento emergencial.

Em São João do Ubá, a Cedae providencia a instalação de um sistema de captação alternativo. E em Itaperuna, onde a lama de bauxita deve chegar hoje, "dependerá da qualidade da água a decisão de cortar o abastecimento". Na cidade vivem cerca de 90 mil pessoas. Ele explicou que a poluição da água está diminuindo ao longo de todo o Rio Muriaé, mas os níveis ainda estão acima do normal.

O Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, pediu apoio do Ministério do Meio Ambiente para conter os estragos causados pelo vazamento e evitar novos desastres.

- Vamos assinar um convênio com a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais para o acompanhamento de mais de 500 outras barragens, industriais e agrícolas, para vermos o estado de cada um delas. A ministra Marina Silva garantiu que o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] vai participar deste trabalho preventivo, disse.

Na página do governo mineiro na internet, o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, informou hoje que a multa a ser aplicada à mineradora Rio Pomba Cataguases foi recalculada e estipulada em R$ 75 milhões, porque a empresa é reincidente no caso do rompimento da barragem.