ASSINE
search button

Caminhões pipa atenderão municípios do Noroeste do Estado

Compartilhar

Agência JB

Rio - A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) prepara uma mega operação, em conjunto com a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), que cederá caminhões pipas à região, para atender às cinco localidades Fluminenses que serão afetas pelo vazamento da Mineradora Rio Pomba Cataguases, no estado de Minas Gerais.

A ação teve inicio na manhã de ontem com o deslocamento de aproximadamente 150 funcionários, entre eles os principais especialistas em monitoramento de água, montando uma base operacional no município de Laje do Muriaé, além de deslocamento de carros-pipas para a região.

O presidente da Cedae, a lama do vazamento encontra-se no município de Patrocínio, que faz divisa com o estado do Rio, devendo chegar à Laje do Muriaé antes das 20h de hoje. Foi solicitado aos moradores da região que estoquem água de maneira adequada e racionalizem o consumo de água, evitando desperdícios.

No município de São José de Ubá estão sendo executadas obras para captação e tratamento de água em um manancial alternativo, o que suprirá o abastecimento da região. Já nos municípios de Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, e Laje do Muriaé está sendo montado um esquema com 38 caminhões pipas, que dará prioridade aos serviços essenciais, como hospitais, delegacias e postos de saúde.

Participam desta operação de emergência a Cedae, Defesa Civil, Secretaria de Ambiente e Secretaria de Agricultura, que está orientando todos os agricultores da região quanto a essa paralisação.

O presidente da Cedae, Wagner Victer, tranqüilizou os moradores da região atingida.

Desde ontem, toda a população da área atingida por este vazamento criminoso está sendo informada de como armazenar e utilizar a água de forma racional. Garantimos a todos esses moradores que a Nova Cedae está trabalhando firmemente para que se houver corte, ele seja minimizado e a qualidade da água, padrão Cedae, garantida afirmou Victer.

O plano estratégico preparado para a região foi comunicado hoje em entrevista coletiva com o presidente da Cedae, Wagner Victer, o secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, o presidente da Feema, Axel Grael, e o subsecretário de Defesa Civil, Pedro Marco Cruz Machado.