ASSINE
search button

Reunião define hoje intervenções nos hospitais

Compartilhar

Agência JB

Rio - Por determinação do governador Sérgio Cabral, uma reunião urgente foi marcada hoje, às 17h, entre representantes da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP) e da secretaria de Saúde para traçar um plano de ação de obras emergenciais de recuperação dos hospitais públicos do estado. Em "curtíssimo prazo", o governador quer que o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, e o presidente da EMOP, Ícaro Moreno Jr. apresentem um relatório para o início das obras necessárias. A reunião será realizada no gabinete da presidência da EMOP (Campo de São Cristóvão, 138).

Durante a reunião, serão avaliadas as condições dos hospitais já inspecionados (Alberto Schweitzer; São Sebastião, Anchieta e Getúlio Vargas) e de toda a rede hospitalar do estado, verificando-se se há obras em andamento e as razões da paralisação de intervenções em algumas unidades. Um estudo preliminar revela que obras deveriam estar sendo executadas em pelo menos sete hospitais do estado.

O presidente da EMOP, Ícaro Moreno, lembra que essas intervenções obedecerão à funcionalidade e necessidades de cada setor público. No caso dos hospitais, por exemplo, ficará decidido na reunião de hoje, se há condições de adaptações no hospital São Sebastião, para que volte a funcionar como referência no tratamento de doenças infecto-contagiosas, ou se a unidade deve ser transferida para outro imóvel, com o espaço sendo utilizado como ambulatório ou posto de saúde.

Ícaro Moreno enfatizou que guardou bem as palavras do governador Sérgio Cabral, durante as inspeções de hoje, quando, indignado, disse que não se poderia mais conviver com o mau atendimento, como se isso fosse uma banalidade. No setor de obras, segundo Ícaro, "tudo será feito para que esse atendimento seja também feito com dignidade, com as intervenções necessárias a um funcionamento pleno de um hospital público".