ASSINE
search button

Governar incluindo: compromisso de Cabral

Compartilhar

Agência JB

Rio - Confira a íntegra do discurso de Sérgio Cabral Filho ao tomar posse no governo do Rio de Janeiro.

"Senhor Presidente, Deputado Jorge Picciani, tomo a liberdade de ocupar esta tribuna para matar a saudade e para daqui fazer um pronunciamento. Há duas características no discurso, segundo o senador e embaixador, o intelectual Roberto Campos: os bons e os longos. Portanto, eu vou tentar não pretensamente ser bom, mas ser curto, absolutamente curto, em respeito às pessoas, em respeito ao cerimonial, e ao que temos pela frente ainda no dia de hoje.

Gostaria de cumprimentar o presidente Jorge Picciani, querido amigo, Deputado Estadual, Presidente dessa Casa; meu querido companheiro Luiz Fernando de Souza, Pezão, Vice-Governador empossado; Dom Eusébio Oscar Scheid, Arcebispo da nossa cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião do Rio de Janeiro; Desembargador Sérgio Cavalieri, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado; General de Exército Luiz Cesário da Silveira Filho, Comandante Militar do Leste; cumprimento também o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante José Antônio de Castro Leal, e o Comandante do 3º Comar, Major Brigadeiro Ailton dos Santos Pohlmann, aqui presentes, que nos honram com a presença; cumprimentar o Ministro Luiz Fux, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e nesse ato representando o Ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, Presidente do STJ é uma honra tê-lo aqui; o Procurador-Geral da Justiça, Presidente do Ministério Público Estadual, Dr. Marfan Martins Vieira muito me honra a sua presença; cumprimentar o Presidente do

Tribunal Regional Eleitoral do nosso Estado, Desembargador Roberto Wider; o Presidente eleito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Desembargador Murta Ribeiro; Presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Graciosa; Presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado, José Nolasco; queridíssimo Senador Francisco Dornelles; queridíssimo Senador Régis Fichtner; Senador Paulo Duque; cumprimentar o Vice-Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, nesse ato representando o Prefeito da cidade, querido amigo Otávio Leite; cumprimentar esse, que é o nosso líder espiritual, nosso amigo querido, amigo desta cidade e deste país, Sua Eminência Dom Eugênio Salles, aqui presente, nos honrando com a sua presença; cumprimentar a minha mulher Adriana; cumprimentar meus pais, minha avó querida, Regina, meus filhos João Pedro, Marco Antônio, José Eduardo, Tiago, Matheus, meus parentes, meus prefeitos queridos aqui presentes, queridos prefeitos, queridos vice-prefeitos, queridos ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, deputados estaduais no exercício do mandato, ex-deputados estaduais, deputados estaduais eleitos, senhores embaixadores aqui presentes, senhores cônsules aqui presentes, senhores secretários que irão comigo ao desafio desta jornada:

Tomar posse no Palácio Tiradentes é para mim uma grande emoção. Nesta Casa aprendi muito, Sr. Presidente, nesta Casa aprendi a respeitar o mandato popular, a pluralidade, a diversidade de idéias, o confronto de idéias. E quatro anos depois do meu primeiro mandato, com apenas 31 anos de idade, esta Casa, por intermédio da maioria dos deputados estaduais, levou-me à presidência do Poder Legislativo. Foram anos de enorme experiência para mim. V.Exa. foi muito feliz, no discurso, ao registrar fatos importantes, conquistas importantes de uma Casa que precisava se encontrar com a nossa população. E que se encontrou.

Num dia, com a Casa cheia como hoje - só que desta vez, evidentemente, são todos uma mesma corrente, amigos queridos, militantes, políticos - naquele dia histórico, com esta Casa dividida numa luta política, alcançamos a vitória pela presidência da Assembléia, e partimos para mudanças muito importantes no Poder Legislativo. A população do Estado, que já havia me dado uma votação extraordinária em 94, em 98 confirmou a confiança, não em mim, mas no conjunto de deputados que fazia história no Parlamento fluminense, dando-me a maior votação do Brasil.

A experiência no Senado foi importante também, muito importante. Eu diria que, lá, fiz um grande doutorado, com grandes cabeças da política brasileira, homens experimentados, ex-presidentes da República, pessoas que já haviam passado pela experiência do Executivo federal, estadual, municipal, com anos e anos de mandato. E eu ali, caçula do Senado Federal, procurei também, em quatro anos, aprender, entender, dialogar, compreender o processo nacional, compreender o Brasil.

Muito me honrou o meu discurso de despedida ter sido aparteado por todos os senadores, ficando quatro horas na tribuna, e vi ali, Sr. Presidente, o amor, a admiração, a torcida de todo o Brasil pelo Estado do Rio de Janeiro. Este Estado que eu amo, que conheço, que amo a sua população, e que, neste momento, ao assinar o Termo de Posse e dirigir-me ao Palácio Guanabara para a transmissão de cargo, encaro o desafio, senhoras e senhores, com enorme humildade, mas com coragem.

Quero dizer às senhoras e aos senhores: o nosso Governo não vai se intimidar, o nosso Governo não vai tergiversar para garantir tranqüilidade e segurança ao povo do Estado do Rio de Janeiro.

Esses facínoras, esses covardes terão a resposta de um Governo sério, de um Governo que defende a ordem. Neste momento eu peço, Sr. Presidente, a todas as senhoras e senhores aqui presentes, um minuto de silêncio a essas vítimas, em solidariedade a essas vítimas, que de maneira covarde, de maneira vil, foram atacadas por esses facínoras. Em homenagem a essas vítimas e às suas famílias, peço um minuto de silêncio a todos nós.

Quero, ainda, no campo da segurança, garantir às senhoras e senhores que ordem pública se faz com polícia, prestigiando a nossa polícia, prestigiando os nossos policiais militares, os nossos policiais civis, dando a eles dignidade no trabalho, combatendo aqueles que desonram a polícia e valorizando a grande maioria, a esmagadora maioria que trabalha em defesa da sociedade.

Quero garantir, Sr. Presidente, que este será um Governo que vai prestar serviços públicos de qualidade, seja na saúde, onde temos um grande desafio; na educação pública, instrumento de emancipação do povo; seja na área social; seja no desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda; no desenvolvimento das nossas vocações; na garantia do meio ambiente.

E para isso, Sr. Presidente, fico muito feliz porque conheço esta Casa, conheço os seus Deputados, conheço a vocação pública de cada parlamentar desta Casa, o desejo de cada parlamentar de colaborar, não com o Governo do Sérgio Cabral e do Luiz Fernando de Souza, o Pezão, mas colaborar com um projeto de Estado.

V.Exa. foi muito feliz ao reafirmar a importância da relação com os demais Poderes, a importância da relação com este Poder, respeitando aqui todas as diferenças. Tenho certeza que cada mensagem que enviarei a esta Casa será aprimorada pelos Srs. Parlamentares. V.Exa. sabe, porque foi meu companheiro de Mesa Diretora, e todos aqui me conhecem, sabem que não tenho medo, temor, e muito menos desprezo a importância das idéias e das diferenças. É a democracia, é o Estado de Direito Democrático.

Da mesma maneira, tenho pela Justiça do Estado do Rio de Janeiro sobretudo apreço, Presidente Cavalieri, sobretudo apreço, uma Justiça ágil, uma Justiça eficiente, uma Justiça com que esta Casa, quando fui Presidente, pôde colaborar com a criação de um Fundo que deu ao Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro a verdadeira emancipação e que os Presidentes, sucessivamente, souberam honrar de maneira muito competente esses recursos dados pelo Poder Legislativo e pelo Poder Executivo.

Registro também a importância da relação com os Tribunais Superiores, temos aqui o Ministro Fux, a importância da relação com o Ministério Público, aqui está o Dr. Marfan, a importância da relação com a sociedade civil organizada, e aqui há vários representantes da sociedade civil organizada. A importância de governar com os municípios, com os prefeitos, com as cidades. As pessoas não moram na União, as pessoas não moram no Estado, as pessoas moram nas cidades, nos bairros, e é com os municípios que nós vamos governar.

Prometi não ser longo, e já ameaço descumprir a promessa. Quero dizer, Sr. Presidente, também de fundamental importância para o nosso Estado é a boa ralação com o Governo federal. A boa relação com o Governo federal no caso do nosso Estado tem uma importância estratégica. Temos aqui o maior número de universidades federais, hospitais federais. Temos aqui a presença da Petrobras, de Furnas, do BNDES. Temos aqui o maior número e o maior contingente do Exército brasileiro, da Marinha brasileira, da Aeronáutica brasileira.

Portanto, é um compromisso que assumo, também, neste dia tão especial, de governar sem ódio, sem rancor. Governar incluindo. Governar participando. Governar com parceria. Esse é o meu compromisso.

Por fim, quero agradecer a Deus por ter colocado no meu caminho uma grande figura, um grande ser humano, uma pessoa muito especial. Diria, com todo o respeito a todos os 26 estados da Federação, que não há melhor vice-Governador neste País do que o meu, Luiz Fernando de Souza, o Pezão.

(Palmas.)

Por fim, agradecer mais uma vez a minha família, a Adriana, aos meus filhos, por tudo que já compreenderam da minha vida pública e da consciência que eles têm da responsabilidade que assumimos neste momento, Pezão e eu, e que vamos honrar o nosso povo. Honrar o nosso povo com muito trabalho, com muita perseverança, enfrentando cada percalço, cada dificuldade, cada desafio, descentralizando com os meus secretários. Dando a eles poderes como eles sabem que têm, para governar comigo, cobrando, mas apoiando. Montamos uma equipe de pessoas extremamente qualificadas, que amam o Rio de Janeiro. Pessoas que estão se doando, como disse numa reunião recente com eles, pessoas que se doam, para estar nesse projeto. Meu muito obrigado a cada um das senhoras e dos senhores.

Sr. Presidente, Srs Deputados contem com o nosso Governo para trabalharmos juntos. O Poder Legislativo tem muito a contribuir com o nosso Governo. Aliás, quero agradecer aqui aos Deputados, no exercício do mandato, pela postura neste final de ano, pela maneira tão correta com que se portaram em defesa do Estado do Rio de Janeiro.

Muito obrigado.

Por fim, de verdade, desejar a todos um feliz 2007. Paz, saúde, felicidades. Viva o Rio de Janeiro!"