ASSINE
search button

Governos federal e do Rio vão reativar Gabinete de Segurança

Compartilhar

Agência Brasil

RIO - O Ministério da Justiça e o futuro governo do Rio devem reativar o Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública, para integrar as ações dos governos federal e estadual. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, depois de uma reunião do ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, com o governador eleito, Sérgio Cabral (PMDB).

O gabinete já funciona em outros estados. No Rio de Janeiro, a idéia foi implantada inicialmente em 2005, mas acabou não sendo levada adiante. O novo grupo, composto por representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, fará reuniões semanais para planejar ações conjuntas de segurança. O primeiro encontro será em janeiro e deverá contar com a presença de Marcio Thomaz Bastos.

Segundo Sérgio Cabral, um dos pontos que serão tratados nas primeiras reuniões do gabinete é a segurança dos Jogos Pan-Americanos, que acontecem no Rio de Janeiro, em julho de 2007.

- Segurança é integração, é inteligência, é informação, é cooperação - disse o futuro governador.

Marcio Thomaz Bastos disse que o antigo gabinete não funcionou e, depois de algumas operações conjuntas do governo federal com as polícias do Rio, no início de 2005, o grupo parou de se reunir. O ministro não soube explicar, no entanto, que fatores foram responsáveis pelo fim do primeiro gabinete.

- Não adianta a gente pensar em atribuir culpas. O gabinete vai se implantando lentamente. Nós começamos isso em 2003. Em alguns lugares funcionou muito bem. Em outros, foi mais devagar. Em São Paulo, por exemplo, existia uma resistência muito grande ao gabinete. Nessa crise de maio, do PCC (quando houve uma onde de ataques provocadas pelo crime organizado), isso se destravou e fizemos um trabalho conjunto, de cooperação - disse Bastos.