ASSINE
search button

Cúpula decide aprofundar vínculo entre Mercosul e países andinos

Compartilhar

Agência JB

RIO - De acordo com a declaração final da 2ª Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações, os países participantes trabalharão para estreitar os laços entre o Mercosul e a Comunidade Andida de Nações (CAN). O documento final também prevê a participação do Chile, da Guiana e do Suriname, países sul-americanos que atualmente não integram nenhum dos dois blocos.

A resolução de aumentar o vínculo entre os países, no entanto, não convenceu o presidente da Venezuela, Hugo Chávez: ele disse duvidar que a Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa) possa representar uma convergência entre a Comunidade Andina e o Mercosul.

Outra decisão da Cúpula se refere à criação de uma Comissão de Altos Funcionários, que visa atuações conjuntas do Mercosul e da CAN nos campos político e social. A meta é revisar os acordos já assinados pelos dois blocos nestas áreas e avaliar a possibilidade de ampliá-los a todos os países do continente.

A sede da Comissão será no Rio de Janeiro. Ela prevê integração com a sociedade civil a partir da Cúpula Social pela Integração dos Povos, realizada paralelamente por movimentos sociais.

Outros objetivos da Cúpula são a integração energética e o desenvolvimento de infra-estrutura, com redes de transporte e telecomunicações que conectem os países (entre elas, uma possível ligação rodoviária e marítima que daria ao Brasil uma saída para o Pacífico).

A 2ª Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações realizada em Cochabamba, na Bolívia, terminou neste sábado, dia 9. A próxima reunião de chefes de Estado será em Cartagena das Índias, na Colômbia, em 2007.

(Com informações da Agência Brasil)