ASSINE
search button

Governo do Estado ianugura Penitenciária Lemos Brito

Compartilhar

Agência JB

RIO - O Governo do Estado do Rio de Janeiro, dando continuidade ao processo de desativação do Complexo Penitenciário da Frei Caneca, inaugura hoje, às 11h, em Gericinó, Zona Oeste do Rio, as novas instalações da Penitenciária Lemos Brito (Bangu 6), que atualmente funciona no Centro do Rio.

Com capacidade para 512 detentos a unidade tem 12 galerias: oito com capacidade para 64 presos cada (quatro por cela), e outras quatro destinadas ao parlatório dos internos (visita íntima). As obras da nova Lemos Brito custaram R$ 12 milhões para os cofres do estado e seguem os padrões das unidades de segurança máxima Bangu 1, 2, 3 e 4, também em Gericinó.

Funcionarão na penitenciária o Colégio Estadual de Ensino Supletivo Mário Quintana, uma biblioteca, uma padaria industrial, uma fábrica de móveis para banheiro, projeto de reciclagem e informática, entre outras atividades.

Na última quarta-feira , a Secretaria de Administração Penitenciária transferiu 102 detentas da Casa de Custódia Romeiro Neto, na Frei Caneca, para a Penitenciária Joaquim Ferreira de Souza, também em Gericinó.

Além da Romeiro Neto ,já desativada, e da Lemos Brito ,outras duas penitenciárias funcionam no Complexo da Frei Caneca, Milton Dias Moreira e Pedrolino de Oliveira, com aproximadamente 1200 presos no local. Todas serão desativadas e transferidas para novas unidades em Japeri e Gericinó.