ASSINE
search button

Maior Centro de Simulação Aquaviário será inaugurado no Rio

Compartilhar

RIO - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDMAR) inauguram na próxima segunda-feira o mais moderno Centro de Simulação Aquaviária do mundo. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca, e o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, confirmaram presença na inauguração.

O Centro é composto de um simulador de navegação marítima interligado a simuladores de gerenciamento de crise, de posicionamento dinâmico e de operação e condução de máquinas navais, com hardwares e softwares de última geração. O Centro de Simulação Aquaviária (CSA) possibilitará, na área de pesquisa, auxílio na avaliação operacional de portos e terminais e em novos projetos de navios, além de maior eficiência de recursos empregados para a prevenção da poluição marinha.

O projeto, viabilizado através de convênio entre a UFRJ e o SINDMAR, com recursos da União através de programa do Ministério da Ciência e Tecnologia, está montado em uma área de 400 m2, no Centro do Rio de Janeiro. O CSA apresenta equipamentos adquiridos nos Estados Unidos, em uma iniciativa e intercâmbios pioneiros, que agrega a expertise da maior universidade brasileira e a experiência de profissionais do mar organizados no SINDMAR.

O lançamento oficial do Centro de Simulação Aquaviária acontece às 11h do dia 27 de novembro, na Avenida Presidente Vargas, 309, 16º andar, Centro.