ASSINE
search button

Cabral contraria casal Garotinho e nomeia Benedita

Compartilhar

Leandro Mazzini, Agência JB

RIO - Otimismo e constrangimento são duas palavras que duelam no vocabulário da equipe de transição do governador eleito Sérgio Cabral (PMDB). Nesta quarta-feira, na Fundação Getúlio Vargas, Cabral anunciou mais seis novos secretários, iniciando a fala com a expressão é com enorme satisfação . Nos bastidores, no entanto, o tom era de preocupação. A governadora Rosinha Matheus não divulga informações sobre a situação do governo, como foi combinado, reclamava a equipe de Cabral.

Prova disso foi um episódio delicado, ontem mesmo, na FGV, sede do governo de transição. Depois de anunciar Benedita da Silva na secretaria de Ação Social, Cabral ficou sem palavras ao saber, pelos repórteres, que a governadora Rosinha congelou a tabela de IPVA para 2007. Trocou olhares confusos com o vice Luiz Fernando Pezão e outros aliados. A situação provou que o impasse continua com o casal Garotinho. O governador eleito se recusou também a comentar se houve pedido de Rosinha para que evitasse a nomeação de Benedita, conforme revelou o JB.

Deixou claro, porém, que a hora da independência em relação ao casal Garotinho chegou:

O governador eleito fui eu, quem escolhe secretários sou eu disse, taxativo. Nunca interferi na escolha dos secretários de governo.

Ao lado de Cabral, Benedita da Silva contemporizou a situação:

O PT acredita que será diferente. Fazemos parte do governo Cabral sem olhar no retrovisor declarou a futura secretária, ex-aliada do casal.

Embora tenha se declarado independente nas escolhas do alto escalão, Cabral fez um afago em Garotinho. Confirmou o atual secretário de Agricultura, Christino Áureo, para permanecer no cargo, e o líder do governo Rosinha na Alerj, o deputado reeleito Noel de Carvalho (PMDB), para assumir a pasta da Habitação. Anunciou também o deputado Carlos Minc (PT) para o Meio Ambiente; o vice, Pezão, para a secretaria de Obras; o assessor Wilson Carlos para a secretaria de Governo e confirmou Régis Fichtner anunciado no início do mês no Gabinete Civil, com a função de intermediar a relação entre os secretários e o governador. Hoje, Cabral apresenta o organograma do governo e anuncia mais nomes.