ASSINE
search button

Passeio ciclístico marca Dia Mundial Sem Carro, no Rio

Marcos Tristão -
Passeio ciclístico celebra o Dia Mundial Sem Carro, no Rio
Compartilhar

Um passeio ciclístico da Praça Saens Peña, na Tijuca, à Praça XV, no Centro, na manhã deste sábado (22), marcou a comemoração do 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, na cidade do Rio de Janeiro. A pedalada lançou a campanha “Respeito é o Melhor Caminho”, que visa a incentivar a convivência pacífica no trânsito entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas nas ruas da cidade. 

Foram montadas duas tendas do Centro de Educação Ambiental que servirão para distribuir material de conscientização sobre o uso da bicicleta e dicas de boa convivência. O pelotão foi comandado por ciclistas experientes, que guiaram o trajeto com o apoio dos agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal. Além da operação de tráfego, a CET-Rio promoveu também iniciativas para educação no Trânsito, com faixas e distribuição do Código de Trânsito para ciclistas e motoristas. 

O trajeto 

Partindo da Praça Saens Peña, os ciclistas seguiram pela Rua Conde de Bonfim e Haddock Lobo, também na Tijuca. O comboio então passou pelas seguintes vias: Rua Hélio Beltrão, Rua Ulysses Guimarães, Rua Visconde Duprat, Rua Afonso Cavalcanti, Rua Marquês de Pombal, Rua do Riachuelo, Avenida Henrique Valadares, Rua da Relação, Rua do Lavradio, Avenida Chile, Avenida Almirante Barroso, Praça do Expedicionário, Rua Dom Manuel (esquina com Rua Erasmo Braga) e, finamente, Praça XV. 

Dia Mundial Sem Carro

Criada na França, em 1997, a data é celebrada em cidades do mundo todo, e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Esse movimento vem alertando as pessoas sobre a importância do transporte alternativo para a preservação do meio ambiente, especialmente a bicicleta. A proposta de soluções de mobilidade inclui também o incentivo ao uso do transporte público.