ASSINE
search button

Investir em franquia pode ser alternativa no mercado de trabalho

Compartilhar

Ingressar no setor de franquias pode ser uma saída para quem vem enfrentando o desemprego. O segmento cresceu 13% em número de marcas no 2º trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando o patamar de 716 marcas que operam só no estado. O Rio é o segundo maior mercado de franquias no País em redes atrás apenas de São Paulo.

“O franchising está sendo uma opção viável para muitos profissionais egressos do mercado de trabalho. Isso é muito importante para a geração de renda e para a manutenção do dinamismo da economia. Em paralelo, para enfrentar a atual situação, notamos muitas inovações entre as redes de franquia, tanto em termos de formatos, como nichos”, afirmou a presidente da ABF-Rio, Eliane Bernardino.

Empreendedorismo

Baiana de nascimento, Maria Selma Mata, resolveu vir para o Rio para empreender. Depois de anos de muita batalha, ela construiu uma rede de lojas. Inaugurada em janeiro de 2016, a rede Champion que detém as marcas Champion Fried Chicken e Champion Empada & Café pode ser considerada um exemplo de sucesso. Em pouquíssimo tempo de vida, tem visto seu faturamento dobrar a cada ano, mesmo diante da crise econômica.

“Participar de feiras como estas é muito importante. Fazemos contatos e negócios. Quem está procurando uma alternativa de trabalho, pode ser a luz no fim do túnel. Este ano, vamos lançar a Champion Fried Chicken, que ja tem dois anos de operação e é a nossa versão fast food, bem como vamos repetir o sucesso da Champion Empada & Café, quando estreamos na feira do ano passado e fechamos seis unidades. Também vamos levar a Champion Express, que é uma inovação de loja, um pouco menor, de 30 a 40 metros e cujo cardápio oferece baldes grandes de peças de frango frito, de acordo com o gosto do consumidor", informou a empresária.

A rede Champion estreou na feira de Franchising no ano passado, emprega mais de 100 funcionários e quer continuar expandindo. A feira acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro, no Riocentro.

Os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas no estado do Rio de Janeiro são Alimentação (32,8%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17%) e Moda (13,4%), segundo levantamento da ABF.

 

Exemplo de franquia

A Champion Empada & Café oferece produtos de salgados, em gera: são 27 recheios diferentes de empada, coxinhas, quibes, 33 sabores de bolos, doces e cafés variados. A rede tem 12 lojas no total. São sete (07) quiosques. Até o fim de 2018, a previsão é criar de oito a 10 a mais pontos de venda.

O valor da franquia de uma loja é de R$ 150 mil e de um quiosque é de R$ 100 mil para quiosques, no qual é oferecida a estrutura toda de madeira, totalmente equipado, vem com refrigeradores embutidos, com estufa, cafeteira, forno elétrico. Já a franquia da loja, o franqueado deve arcar com as obras civis (piso, parede, iluminação) - a rede oferece os móveis da loja e a comunicação visual.

 Com o investimento, é possível fazer parte da rede que associa qualidade artesanal no preparo de lanches diversos a um ambiente familiar e de ótima convivência interpessoal. Outro aspecto positivo para os futuros franqueados é ter, à frente do negócio, uma empreendedora experiente e com amplo conhecimento em gastronomia, a chef de cozinha baiana Maria Selma Mata,

Por enquanto, os interessados em ter seu próprio negócio com a marca não pagam taxa de franquia nem royalties.