Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Abril de 2014

Retrospectiva 2013

Na reta final de 2013, lição para o mundo e expectativas para o Brasil

Jornal do Brasil

O ano de 2013 se despede em clima de comoção e expectativa. Grandes perdas e profundas mudanças são as marcas desta virada de ano, o que comprova que as transformações são uma tônica permanente.

A morte do sul-africano Nelson Mandela ratificou a importância mundial deste líder, ganhador no Nobel da Paz, que fez de sua trajetória uma lição para a humanidade.

>> Mandela, 'último grande líder do século 20', e suas lições para a humanidade

No campo da economia, o Brasil viveu um fim de ano com aquecimento nas vendas, impulsionadas, claro, pelo Natal. Alguns setores, no entanto, tiveram uma leve retração, como o automobilístico. O aquecimento também provocou um pequeno aumento da inadimplência. 

>> Comércio espera um aumento de até 9% nas vendas de fim de ano

>> Venda de automóveis no final do ano fica abaixo das expectativas

>> Cheques sem fundo aumentam em novembro

No campo da política, o Brasil vive ainda a expectativa da formação dos novos ministérios da presidenta Dilma Rousseff. Ela já confirmou que haverá reforma e fortaleceu o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

>> Dilma define novos ministros no início de 2014

Ainda na política, o país está em clima de palanque, com a expectativa das eleições para governador e presidente, que acontecem em 2014. As campanhas estão nas ruas, e a briga promete ser boa.

>> Nos principais estados, fim de ano já dita panorama das eleições de 2014

Enquanto isso, o Congresso estava em clima oposto nesta última semana antes do recesso. Plenários vazios e poucas decisões, a não ser a aprovação do Orçamento - até porque, sua votação era inadiável. 

>> Congresso mais uma vez chega vazio ao final do ano

Tags: 2013, ano, brasil, economia, Mundo, política

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.