Jornal do Brasil

Sexta-feira, 12 de Abril de 2013

Cultura - Programa

Crítica: 'Dois coelhos'

Jornal do BrasilJuliana de Paiva

Dois coelhos chega aos cinemas essa sexta-feira com o intento de provar que o gênero “ação” pode ser alavancado no Brasil e popularizar-se dentro do cinema nacional. Em termos de efeitos especiais, supercâmeras lentas ou animações em 3D, estamos bem abastecidos: não faltam explosões, tiroteios, tampouco personagens nascidos de desenhos (que interagem com os de carne e osso) para comprovar o nível, ouso dizer, “hollywoodiano” da produção. Mas não é apenas isso que vai surpreender e atrair o público aos cinemas.

O filme conta com elenco e trama excelentes. Há bastante suspense quanto aos personagens, suas funções e relacionamentos dentro do enredo, e, assim, estamos longe de qualquer onisciência enquanto espectadores, pois todas essas informações se renovam até que termine a projeção. Na história, Edgar (Fernando Alves Pinto, de Nosso Lar) é um anti-herói moderno, em seus 30 e de classe média, que elabora um plano mirabolante para tentar consertar erros do passado. Edgar quer fazer justiça com as próprias mãos e, para tanto, escolhe sujá-las em meio à corrupção estatal e o crime organizado - daí surge o nome do filme, já que o personagem pretende se livrar tanto de problemas pessoais quanto, como cidadão revoltado, dos relacionados ao contexto social e político em que se insere. Também estão no elenco Alessandra Negrini, Caco Ciocler e o rapper Thaíde.

'Dois coelhos' une narrativa e linguagem inovadoras para o cinemabrasileiro
'Dois coelhos' une narrativa e linguagem inovadoras para o cinemabrasileiro

Afonso Poyart, que estreia com a direção e roteiro do longametragem, busca dialogar com o público jovem no filme ? e deverá conseguir. Poyart aproveitou-se, como inspiração, do trabalho de Quentin Tarantino, um dos diretores mais pops da cultura cinematográfica atual. Contamos com ferramentas muito exploradas por este diretor, como a cronologia fragmentada, que dinamiza e muito o filme, pitadas de humor negro estrategicamente distribuídas, além de diversas cenas de violência - que têm a ver também com outra inspiração, a série de jogos GTA (Grand Theft Auto), muito popular na faixa etária em questão.

Resta saber se o grande público brasileiro vai digerir bem toda a dinamicidade que esta história proporciona desde os primeiros segundos de filme. Poyart e equipe definitivamente se lançaram o desafio e poderão (hesito em dizer “ou não”), tal qual afirma o protagonista, “matar dois coelhos com uma ‘caixa d’água’ só” com a união de uma narrativa e linguagem inovadoras para o cinema brasileiro.

Cotação: *** (Ótimo)

>> Locais em que o filme está em exibição entre 17 e 23 de fevereiro  

Zona Sul: Estação Sesc Botafogo 2: 15h10. 

>> Programação de Cinema completa de 17 a 23 de fevereiro  

Tags: Brasileiro, cinema, criminos, dois coelhos, edgar, justiça, longa, salas

Compartilhe:

Tweet

Comentários

3 comentários
  • Luna,

    Melhor filme que já assiti! COMÉDIA, ROMANCE ,VIOLENCIA, num filme INCRÍVEL, com um ELENCO ESPETACULAR!!!Não teve certas limitaçoes impostas por Globo Filmes da vida , que tambem não está fazendo propaganda, porque está morrendo de medo de bater Tropa de Elite, já que "2 coelhos" oferece muito mais que ele. Um filme OUSADO ,diferente de todos os filmes brasileiros que já vi! Já vi duas vezes!O cinema brasileiro nunca esteve tão bom!

  • Marceu, Manaus/AM

    Recomendo-o. Muito bom mesmo.
    Roteiro inteligente, trilha sonora, ângulos de camera, iluminação, ritmo alucinante, atuação, enredo. Tudo excelente! Gostei muito. Saí do cinema totalmente apalermado. Mesmo depois em casa, pensei muito no filme, tentando desvendar "fios que pareciam fora do contexto e que começaram depois a se juntar". Roteiro ótimo com um final inesperado.
    Recomendo-o sinceramente. O filme tem um humor ácido, que serve para quebrar a tensão. Parabéns, realizadores pelo prazer que tive na sala escura.
    Valorize o filme, porque vale a pena vê-lo.

  • fabiano bebel, rio de janeiro

    foi 10 o melhor filme que eu já vi p!!!!!!!!! ca vou ver de novo esse cara e um gênio eu braço vc e 10 não faltou nada bem bolado ai braço voce e pi!!!!ca

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.