Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Cultura - Programa

Crítica: 'As aventuras de Tintim - O segredo do Licorne'

Jornal do BrasilAndré Prado

Spielberg sempre passeou por diversos gêneros e animação é um deles. A dupla Spielberg/Peter Jackson (produção) acertam a mão na telona e o primeiro capricha na direção de cenas computadorizadas. Movimentos de câmera incríveis e muita ação nesta fiel aventura adaptada dos quadrinhos. Tão fiel que já rendeu indicação ao Golden Satellites de melhor roteiro adaptado. Ditando o ritmo frenético, temos um grande parceiro de Spielberg, John Williams (trilha sonora). É notória a homenagem e referência a Indiana Jones, faltando apenas o carisma de Harrison Ford nas escapadas de TinTim.

TinTim (Jamie Bell) é um jovem repórter que está sempre atrás de uma boa reportagem. Após comprar uma réplica de um antigo galeão, se vê no meio de uma nova aventura, uma nova matéria. O galeão desperta o interesse de outras pessoas e TinTim terá que descobrir o que está por trás de toda essa confusão. Assassinato, roubo, traição, um tesouro escondido e muita perseguição. Daniel Craig incorpora o vilão vingativo Red Rackham, enquanto Andy Serkis faz o esquecido e alcólatra Capitão Haddock. TinTim terá que ajudar o Capitão e desvendar todo mistério por trás dessa louca busca por um tesouro escondido.

As aventuras do jovem detetive Tintim e seu cachorro Milu 
As aventuras do jovem detetive Tintim e seu cachorro Milu 

As aventuras de TinTim - O segredo do Licorne é baseado no clássico personagem de quadrinhos do belga Hergé, criado em 1929. Nesta adaptação, temos uma aventura bem comum, mas que funciona muito bem. Spielberg demonstra, mais uma vez, uma maestria incrível para contar histórias simples, da mesma forma que nos apresenta dramas intensos como o A lista de Schindler. Para quem não espera um filme "papo cabeça" é capaz de se divertir muito e ainda poderá se lembrar de Indiana Jones com movimentos de cena tão bacanas. 

É prazeroso ver como Spielberg leva suas histórias e fica confortável mesmo quando não estamos falando de algo complexo. E não se trata de um Spielberg cansado e sem novidades, mas com um time muito bom e dirigindo diversos projetos com muito amor e carinho. É um filme pop e muito divertido. Neste caso, o 3D pode não fazer muita diferença, já que alguns filmes fazem uso da técnica apenas para aprimorar a profundidade e, em As aventuras de Tintim... temos poucas cenas de coisas que voam em nossa direção.

Cotação: *** (Ótimo)

>> Locais em que o filme está em exibição entre 24 de fevereiro e 1 de março  

Barra: UCI NY 4: 18h10, 22h35 (3D/leg). UCI NY 6: 21h25, 6a e sáb também às 23h45. UCI NY 16: 14h (dub). Baixada: Cinemaxx Unigranrio 2: 14h30, 16h30 (dub).  

>> Programação de Cinema completa de 24 de fevereiro a 1 de março 

Tags: animação, cinema, exibição, filme, salas, Tintim

Compartilhe:

Tweet

Comentários

1 comentário
  • flora,

    Aguardo ansiosamente para ver o Tintim, já estou com ingressos do Cinemark garantidos, com a Inteligweb ganho créditos que posso trocar por ingressos http://bit.ly/jV1dY4 . vou conferir e ver se realmente deveria ter sido indicado ao Oscar, ou não. rs

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.