O Casseta e Planeta está de volta, ou pelo menos parte dele. Com roteiro de Marcelo Madureira e Hubert, chega ao cinema, com cara do famoso programa de humor televisivo, o filme As aventuras de Agamenon, o repórter, contando as histórias do repórter fictício Agamenon Mendes Pedreira criado pelos também roteiristas e que tem coluna cativa aos domingos no Segundo Caderno do Jornal O Globo há mais de 20 anos.
O roteiro tenta juntar em 74 minutos o que já é devidamente sabido pelos leitores de Agamenon: A vida, as aventuras e a busca da fama do famoso repórter que é casado com a provocante Isaura e que tem como seu melhor amigo o "psicoproctologista" Dr. Jacinto Leite Aquino Rego.
Chega ao cinema, com cara do famoso programa de humor televisivo
Tudo narrado em grande estilo por Fernanda Montenegro, o filme tem participações especiais de Fernando Henrique Cardoso - FHC, Caetano Veloso, Suzana Vieira, Paulo Coelho, Jô Soares e outros, dando depoimentos inusitados sobre o personagem. Hubert e Marcelo Adnet fazem o Agamenon em fases distintas e são divertidíssimos, bem como Luana Piovani que constrói uma Isaura envolvente bem de acordo com a imagem dos textos da coluna.
Com produção caprichada e cheia de efeitos especiais a direção usa e abusa do recurso de diversos clipes humorísticos que fogem muito do roteiro, tornado em alguns momentos o filme desigual e sem ritmo. O destaque e mico do ano é a participação de Pedro Bial fazendo ele mesmo e se auto parodiando. Apesar de alguns erros o diretor Victor Lopes em seu primeiro longa realiza uma boa comédia, sofisticada e popular ao mesmo tempo. O filme vai ser mais divertido para quem conhece e acompanha as colunas dominicais do Agamenon. As piadas sem a censura da tv vão do politicamente incorreto ao mais pesado e escachado bem ao estilo dos velhos tablóides do Planeta Diário e, nada é poupado: vai do quase explicito ao escatológico. Com certeza boas risadas a vista.
Cotação: ** (Bom)
>> Locais em que o filme está em exibição entre 10 e 16 de fevereiro
Barra:UCI NY 16: 13h15, 17h30, 21h45. Zona Norte:UCI Norteshopping 7: 13h10, 15h, 17h, 19h, 20h45, 22h30. Carioca Shopping 3: 13h50, 15h40. Baixada:Kinoplex Grande Rio 5: 19h, 20h50.
Não gostei. Parece um piloto para a volta do Casseta na Globo. Copiaram a idéia do filme Forrest Gump e fizeram uma esculhambação de mau gosto. O filme é razoável durante a participação do criativo Marcelo Adnet. O resto é totalmente previsível.
Benny Peixoto, Terra Roxa - SP
Essa crítica está muito bonitinha. Deve ser elaborada por algum amigo de um dos cassetas. Uma crítica sincera sobre este filme está neste site: http://www.cineclick.com.br/criticas/ficha/filme/as-aventuras-de-agamenon-o-reporter/id/2876
cesar moreira de sousa, são paulo
Incrível como uma produção de quinta consegue arruinar até mesmo o desempenho de talentos promissores, como o de Marcelo Adnet. No mais, o filme é um fiasco total, mais parece um trote com as pessoas que pagaram pra ver no cinema, o que infelismente foi o meu caso. Fica evidente que essa velha fórmula de humor aplicada pelos cassetas, que oscila entre o mau gosto e a escatologia(e pior, sem um pingo de originalidade)já deveria ter sido banida á anos da tv ou de qualquer tipo de mídia. Mas pelo visto vai seguir a mesma tradição de dejetos fossilizados do tipo "A Praça é Nossa" e "Zorra Total". Nem pagando pra rir, não dá mesmo. Desculpa.
Fatima Teixeira, Rio de Janeiro
Nossa! Esse filme é uma porcaria! 80% das pessoas largaram o filme e foram embora do cinema. Não acredito que um ator tão engraçado aceitou fazer parte de um filme porcaria como esse. Lamento muito, mas não indico esse filme para ninguém e já estou divulgando pelo Facebook, pois não tem como gastar dinheiro com esse tipo de filme.
Marco, Brasília, DF
Assisti este filme, infelizmente é uma afronta a inteligência dos espctadores brasileiros. Humor forçado, fraco. Elenco inchado de personalidades, mas que não acrescentaram nada a qualidade do mesmo. Um roteiro desconexo, abuso de fotos e videos-montagens (dando a impressão que apenas queriam mostrar que sabem usar o photoshop e outros recursos áudio-visuais). Concordo que com o que tinham em mãos poderiam ter feito um grande filme. Como espectador, sinto-me lesado por pagar para ver uma obra de tão ínfima qualidade....
Victor, São Paulo
O pior filme que comecei a ver na minha vida. O cinema esvaziou antes da metade do filme. Eu fui o último otário a sair, no meio daquela droga. Foi a primeira vez que vi um cimema esvaziar.
César, Santa Maria, DF
Um dos piores filmes que já vi em toda a minha vida! É muito, mas muito ruim! Nunca mais assisto um filme nacional de comédia com participação desses atores... que me diga a Fernanda Montenegro, participar dessa porcaria.
Julio Cesar, Jundiai
Um dos piores filmes já feitos, nunca vi filme mais escroto! Certamente esta crítica foi comprada!
Bruno, Fortaleza - CE
Primeira vez que fui ao cinema em que quase metade dos espectadores saiu da sala com 30 min de filme. Um dos piores filmes nacionais dos últimos tempos.
Marcella, Niterói
É incrível como algum crítico pode falar bem desse filme quando a opinião da platéia é unânime: perda de tempo e dinheiro!
aleksandro, são paulo
Compartilho da opinião de todos e ainda AFIRMO para quem pensa em assistir este filme :
NÃO PERCAM TEMPO , ASSISTAM OUTRO QUALQUER ATÉ AS MARMELADAS DA MISSÃO IMPOSSIVEL DEVE SER MELHOR QUE ISTO ...um lixo .... poderia ter algum orgão para pedirmos nosso dinheiro de volta ....
Ludmilla, Belo Horizonte
fui assistir esse filme ontem, nao aguentei ver tudo e saí no meio do filme. é simplesmente ridiculo, historias fora de ordem. um dos piores filmes que ja assisti. NÃO RECOMENDO
Barbara e Claudio, São paulo
#Indignada Incrivel pensar que se tem a cara de pau de se cobrar por esse filme, o mesmo valor de super produções de pelo menos 100min, sendo que este filme tem apenas 70min. Pior ainda ver empresas de tão grande capacidade como GLOBO e PARIS FILMES produzir e por em cartaz um lixo cultural desse tipo, é triste ver o desperdicio de atores do nível de Fernanda Montenegro, Jô e personalidades incontestáveis como FHC ajudar em uma produção ridicula dessa. Por fim e mais grave, como pode uma classificação etária de 14 anos para um filme que juro por Deus, no Shop Bourbon eu vi mães sairem no meio do filme levando seus filhos embora (atitude que eu só não fiz por querer ver até onde isso ia). Como pode um filme que apenas para resumir seus atos, deixa personalidades como Hitler com ares de "cara descolado" e ridicularizam personalidades como Kennedy, Getulio Vargas, Madre Tereza de Calcuta e Lady Day, fora o desrespeito com diversos tipos de religiões, brincadeiras ironicas com fatos nem um pouco animadores como 11 de setembro, tsunami no paquistão, hiroshima e periodo da escravidão brasileira, etc. Não que filmes tenham a obrigação de ensinar nada a ninguem, mas no minímo, um filme com assuntos tão polemicos não poderia ser liberado para no mínimo maiores de 18anos, antes disso, estamos correndo sério risco de passar imagens falsas da verdade, nem entrei nos bizarros detalhes sexuais do filme. E a produção do filme merece um capitulo a parte, 70% de seu tempo com imagens parodiadas do passado (feito por qualquer estagiário), 20% com cenas gravadas ao redor do carro estacionado na rua e apenas 10% restante de ações diversas. Trataram nós como palhaços. Por que será que parece que a critica ignorou tudo isso? No filnal, você vai se lembrar que o que salva é justamente que o filme é curto, apenas 70min de tortura, se quiser ver, vá em uma barraca de camelo e pague R$2,00 por um fime pirata e depois de assistir se arrependa por não ter comprado uma latinha de Coca. Por Claudio e Barbara.