Jornal do Brasil

Sexta-feira, 3 de Julho de 2015

Cultura - Programa

Dia das Crianças na Quinta da Boa Vista 

Jornal do BrasilArliete Rocha 

CRIANÇA NA QUINTA DA BOA VISTA - A Secretaria Municipal de Cultura promove uma maratona de atividades culturais gratuitas para unir toda a família nas comemorações do Dia das Crianças. A programação vai  do teatro ao circo, passando pela música, oficinas, contação de histórias e ainda uma grande apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, com regência de Isaac Karabtchevsky e participação especial de Regina Casé. Entre as atrações estão os Irmãos Brothers, o cantor e compositor Paulo Bi, o Unicirco, de Marcos Frota, além de oficinas e rodas de leitura. Quinta da Boa Vista, Avenida Pedro II, s/nº,  São Cristóvão. 4ª, das 9h às 20h. Grátis. Informações: 2273-9147. Confira abaixo a programação.

A trupe dos Irmãos Brothers apresenta o espetáculo Clube dos Palhaços 
A trupe dos Irmãos Brothers apresenta o espetáculo Clube dos Palhaços 

9h: Boas vindas pelo mestre de cerimônia Marcos Frota. O ator Marcos Frota dá  as boas vindas no palco principal e apresenta  números inéditos do Unicirco.

9h às 17h: Biblioteca Volante – Dê uma leitura de presente (próximo ao Unicirco).

10h: Paulo Bi (entrada ao lado do circo). Conhecido do público infantil por CDs como Festa dos bichosA casa do ZéDe Paes para filhos, o compositor e cantor carioca Paulo Bi apresenta o trabalho Cantando Histórias – uma contagiante brincadeira para pais e filhos. No show, Paulo utiliza instrumentos de percussão, fantoches, bonecos e máscaras. 

10h30: Clube dos Palhaços com Irmãos Brothers (Palco do Lago). Um show de variedades vivido pelo divertido universo do clown e suas inúmeras possibilidades cênicas, o Clube dos Palhaços possui uma magia circense, lúdica, com gags, surpresas e inventividade, que fascina crianças de todas as idades.

O Unicirco idealizado pelo ator Marcos Frota é uma das atrações da festa na Quinta da Boa Vista
O Unicirco idealizado pelo ator Marcos Frota é uma das atrações da festa na Quinta da Boa Vista

10h30, às 17h30 e às 19h30: Unicirco / “Trapézio” – No espetáculo, o mestre de cerimônia Marcos Frota e sua trupe contam no picadeiro a história do circo através dos tempos, em uma declaração de amor ao Rio, ao Brasil e à vida.

11hEscuta Só (Palco do Lago). O Grupo Escuta Só Contadores de Histórias atua há doze anos na promoção da leitura, através da contação de histórias e de oficinas literárias; formado por profissionais das áreas de literatura, filosofia, artes cênicas e música, que unem literatura à música apresentando sessões temáticas de contação de histórias.

11h30: Oficina de fantasias, figurinos e maquiagem (Tenda ao lado do Unicirco). Um grupo  atores, maquiadores e figurinistas  propõe aos participantes organizar um cortejo ou desfile de fantasias pelo parque ou ao redor das tendas. Para isso precisam produzir colares, cintos, chapéus, máscaras e demais adereços. Com muita cola e imaginação, as fantasias são criadas pelos participantes – oficineiros e público – de maneira conjunta.

O Teatro de Roda chama o público para participar do seu espetáculo 'Belo Rei'
O Teatro de Roda chama o público para participar do seu espetáculo 'Belo Rei'

13h30: Oficina Vila Pererê (Tenda ao lado do Unicirco). A  oficina propõe aos participantes uma dinâmica que inclui pintura, brincadeiras, contação de histórias, ritmo e integração com o público. Em uma tenda os oficineiros contam a história da cobra d’água, enquanto as crianças pintam em panos o corpo colorido da cobra/dragão... E ao final passeiam pelo parque no interior da cobra.

14h: Edmilson Santini e a Peleja de Acabamundo com Estrela Verde da Flora (Palco da Cancela). O espetáculo apresenta em forma de teatro de cordel a história de Estrela Verde da Flora que luta pela defesa da natureza.

14h: Teatro de Roda – O Belo Rei (Em frente ao Unicirco). O Teatro de roda é um gênero interativo em que artistas e público (adultos, jovens, crianças e idosos) dão-se as mãos, formando várias rodas, uma dentro da outra – é um teatro para todas as idades, promove o respeito à diversidade de mãos dadas, integrando faixas etárias e contextos sociais distintos. Conta as histórias de Samba-Lelê, Samba-Crioula, Linda Rosa, Belo Rei, Bela Morena, e muitos outros personagens no embalo das rodas e das danças.

15h: O Macaco e a velha com Fatima Café (Em frente ao Unicirco). Dona Clotilde tem uma única paixão na vida: banana. Toda tarde, ela sobe na bananeira e passa o dia todo comendo bananas. Um dia, porém, a escada se quebra e ela precisa de ajuda. O macaco se oferece, mas come todas as bananas. Revoltada a velhinha resolve dar uma lição no macaco. Ela então manda fazer um boneco de piche, coloca um cesto cheio de bananas na frente dele e fica esperando o macaco aparecer. E quando ele aparece...

15h: Farra dos Brinquedos (Palco da Cancela).  Show com o grupo formado por Marcelo Caldi, Nando Duarte, Daniela Spielmann e Carlos César Motta que faz uma grande “brincadeira de fazer música”. Em clima de descontração, o quarteto apresenta composições próprias e de grandes nomes, como Ernesto Nazareth. Com participação da cantora Elisa Addor que acaba de lançar o seu primeiro CD solo aclamado pela critica especializada como uma voz cristalina e doce perfeita para a escuta infantil.

A Petrobras Sinfônica, com regência de  Isaac Karabtchevsky apresenta Pedro e o Lobo
A Petrobras Sinfônica, com regência de  Isaac Karabtchevsky apresenta Pedro e o Lobo

17h:Orquestra Petrobras Sinfônica  (Palco do Lago). Sob a direção do maestro Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o espetáculo “Pedro e o Lobo”, com Regina Casé. A história infantil é contada através da música, em que cada personagem da história é representado por um instrumento.

17h30 e às 19h30Unicirco / “Trapézio” – No espetáculo, o mestre de cerimônia Marcos Frota e sua trupe contam no picadeiro a história do circo através dos tempos, em uma declaração de amor ao Rio, ao Brasil e à vida. 

 

 

Tags: circo, dia das crianças, oficinas, quinta da boa vista, show, teatro

Compartilhe: