Jornal do Brasil

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014

Cultura - Programa

Dia das Crianças na Quinta da Boa Vista 

Jornal do BrasilArliete Rocha 

CRIANÇA NA QUINTA DA BOA VISTA - A Secretaria Municipal de Cultura promove uma maratona de atividades culturais gratuitas para unir toda a família nas comemorações do Dia das Crianças. A programação vai  do teatro ao circo, passando pela música, oficinas, contação de histórias e ainda uma grande apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, com regência de Isaac Karabtchevsky e participação especial de Regina Casé. Entre as atrações estão os Irmãos Brothers, o cantor e compositor Paulo Bi, o Unicirco, de Marcos Frota, além de oficinas e rodas de leitura. Quinta da Boa Vista, Avenida Pedro II, s/nº,  São Cristóvão. 4ª, das 9h às 20h. Grátis. Informações: 2273-9147. Confira abaixo a programação.

A trupe dos Irmãos Brothers apresenta o espetáculo Clube dos Palhaços 
A trupe dos Irmãos Brothers apresenta o espetáculo Clube dos Palhaços 

9h: Boas vindas pelo mestre de cerimônia Marcos Frota. O ator Marcos Frota dá  as boas vindas no palco principal e apresenta  números inéditos do Unicirco.

9h às 17h: Biblioteca Volante – Dê uma leitura de presente (próximo ao Unicirco).

10h: Paulo Bi (entrada ao lado do circo). Conhecido do público infantil por CDs como Festa dos bichosA casa do ZéDe Paes para filhos, o compositor e cantor carioca Paulo Bi apresenta o trabalho Cantando Histórias – uma contagiante brincadeira para pais e filhos. No show, Paulo utiliza instrumentos de percussão, fantoches, bonecos e máscaras. 

10h30: Clube dos Palhaços com Irmãos Brothers (Palco do Lago). Um show de variedades vivido pelo divertido universo do clown e suas inúmeras possibilidades cênicas, o Clube dos Palhaços possui uma magia circense, lúdica, com gags, surpresas e inventividade, que fascina crianças de todas as idades.

O Unicirco idealizado pelo ator Marcos Frota é uma das atrações da festa na Quinta da Boa Vista
O Unicirco idealizado pelo ator Marcos Frota é uma das atrações da festa na Quinta da Boa Vista

10h30, às 17h30 e às 19h30: Unicirco / “Trapézio” – No espetáculo, o mestre de cerimônia Marcos Frota e sua trupe contam no picadeiro a história do circo através dos tempos, em uma declaração de amor ao Rio, ao Brasil e à vida.

11hEscuta Só (Palco do Lago). O Grupo Escuta Só Contadores de Histórias atua há doze anos na promoção da leitura, através da contação de histórias e de oficinas literárias; formado por profissionais das áreas de literatura, filosofia, artes cênicas e música, que unem literatura à música apresentando sessões temáticas de contação de histórias.

11h30: Oficina de fantasias, figurinos e maquiagem (Tenda ao lado do Unicirco). Um grupo  atores, maquiadores e figurinistas  propõe aos participantes organizar um cortejo ou desfile de fantasias pelo parque ou ao redor das tendas. Para isso precisam produzir colares, cintos, chapéus, máscaras e demais adereços. Com muita cola e imaginação, as fantasias são criadas pelos participantes – oficineiros e público – de maneira conjunta.

O Teatro de Roda chama o público para participar do seu espetáculo 'Belo Rei'
O Teatro de Roda chama o público para participar do seu espetáculo 'Belo Rei'

13h30: Oficina Vila Pererê (Tenda ao lado do Unicirco). A  oficina propõe aos participantes uma dinâmica que inclui pintura, brincadeiras, contação de histórias, ritmo e integração com o público. Em uma tenda os oficineiros contam a história da cobra d’água, enquanto as crianças pintam em panos o corpo colorido da cobra/dragão... E ao final passeiam pelo parque no interior da cobra.

14h: Edmilson Santini e a Peleja de Acabamundo com Estrela Verde da Flora (Palco da Cancela). O espetáculo apresenta em forma de teatro de cordel a história de Estrela Verde da Flora que luta pela defesa da natureza.

14h: Teatro de Roda – O Belo Rei (Em frente ao Unicirco). O Teatro de roda é um gênero interativo em que artistas e público (adultos, jovens, crianças e idosos) dão-se as mãos, formando várias rodas, uma dentro da outra – é um teatro para todas as idades, promove o respeito à diversidade de mãos dadas, integrando faixas etárias e contextos sociais distintos. Conta as histórias de Samba-Lelê, Samba-Crioula, Linda Rosa, Belo Rei, Bela Morena, e muitos outros personagens no embalo das rodas e das danças.

15h: O Macaco e a velha com Fatima Café (Em frente ao Unicirco). Dona Clotilde tem uma única paixão na vida: banana. Toda tarde, ela sobe na bananeira e passa o dia todo comendo bananas. Um dia, porém, a escada se quebra e ela precisa de ajuda. O macaco se oferece, mas come todas as bananas. Revoltada a velhinha resolve dar uma lição no macaco. Ela então manda fazer um boneco de piche, coloca um cesto cheio de bananas na frente dele e fica esperando o macaco aparecer. E quando ele aparece...

15h: Farra dos Brinquedos (Palco da Cancela).  Show com o grupo formado por Marcelo Caldi, Nando Duarte, Daniela Spielmann e Carlos César Motta que faz uma grande “brincadeira de fazer música”. Em clima de descontração, o quarteto apresenta composições próprias e de grandes nomes, como Ernesto Nazareth. Com participação da cantora Elisa Addor que acaba de lançar o seu primeiro CD solo aclamado pela critica especializada como uma voz cristalina e doce perfeita para a escuta infantil.

A Petrobras Sinfônica, com regência de  Isaac Karabtchevsky apresenta Pedro e o Lobo
A Petrobras Sinfônica, com regência de  Isaac Karabtchevsky apresenta Pedro e o Lobo

17h:Orquestra Petrobras Sinfônica  (Palco do Lago). Sob a direção do maestro Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o espetáculo “Pedro e o Lobo”, com Regina Casé. A história infantil é contada através da música, em que cada personagem da história é representado por um instrumento.

17h30 e às 19h30Unicirco / “Trapézio” – No espetáculo, o mestre de cerimônia Marcos Frota e sua trupe contam no picadeiro a história do circo através dos tempos, em uma declaração de amor ao Rio, ao Brasil e à vida. 

 

 

Tags: circo, dia das crianças, oficinas, quinta da boa vista, show, teatro

Compartilhe:

Comentários

3 comentários
  • alexandra brito, rio de janeiro

    o porque de não ter show de algum cantor como antes ???como klb,keliy key,latino e outros etc...a prefeitura ta economizado ate no dia das crianças !!obs tem muitos pais que não tem condiçoes de pagar e nem de da um presente e esse dia eles levam os filhos como estivesse realizando um sonho ou dando um presente sei la `...

  • LEONARDO, RIO DE JANEIRO

    Bom dia Alexandra!

    Acho que você não entendeu o intuito das apresentações. Bom, no dia das crianças a prefeitura finalmente fez algo em prol das crianças, acho que muito mais do que crianças assistirem shows de KLB,Latino etc...elas precisam ser incentivadas a leituras, artes e a nossa cultura geral. Até porque se colocam shows desse porte, a probabilidade de ter um público adoslecentes, é bem alta (vide justin bieber). Portanto, acho que a prefeitura está mais que correta em colocar atrações que incentivam nossas crianças e que possam agregar algum valor a elas, pelo menos é o meu ponto de vista!

    Abraços!

  • Cleber Nascimento, Rio de Janeiro

    Perfeiro Leonardo!
    Concordo plenamente com suas considerações e acredito, que finalmente a prefeitura do RJ, acertou em fazer uma programação cultural de QUALIDADE para as crianças.
    Temos que levar para a "grande massa" da população, conteúdos que agregam valor e farão a diferença, positivamente, ao longo de suas vidas!
    Colocar Latino para ser referência para essas crianças é lamentável, uma pessoa sem valores éticos e caráter, envolvido em escandâlos com a polícia federal por conta de importação de carros ilegalmente, sonegação de impostos... certamente, não são essas referências que pessoas de bem, querem dar para as crianças cariocas, que farão dessa cidade, uma cidade verdadeiramente MARAVILHOSA!
    Grande abraço e bom feriado.
    Cléber

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.