Jornal do Brasil

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Pedro Simon

Pessimismo e oportunidade

Pedro Simon*

Muito se tem falado, ultimamente, na existência de um determinado clima generalizado de mau-humor no Brasil. Diariamente, a imprensa traz editoriais, informações, estatísticas e opiniões sobre o assunto. A onda de pessimismo é expressiva. Cerca de 72% da população  manifesta insatisfação diante da realidade que experimenta no cotidiano. Às vésperas do início do Campeonato Mundial de Futebol a população brasileira, aparentemente, não encontra motivos para relaxar e apreciar o esporte mais popular do país.

Embora compreenda e, inclusive, também encontre motivos para sentir um certo  desalento diante de nossa realidade, estou otimista com a realização do evento e com o futuro que podemos construir. Acredito que o povo não vai deixar de se alegrar e torcer pela seleção nacional, mesmo que encontre dificuldades econômicas ou de logística para chegar aos estádios. Mas, haveremos de ter, é certo, os protestos diários, algo que já integra a paisagem natural das ruas e cidades brasileiras. Estamos em novo patamar de nossa democracia e a liberdade de manifestação está sendo exercida em toda a sua plenitude.

Há muito que fazer. O Estado brasileiro está diante de um desafio imenso que é ampliar de forma massiva o fornecimento e a qualidade de serviços públicos à população. Mas, apesar da contundência e urgência com que essa necessidade se manifesta, nosso sistema político se mantém distante e surdo à voz das ruas. Passada a Copa do Mundo, teremos a oportunidade de escolher, nas urnas, um novo rumo para a nação, porque a sociedade está insatisfeita e exige mudanças já. 

*Pedro Simon é senador pelo PMDB-RS.

Tags: Artigo, coluna, pedro, Simon, texto

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.