ASSINE
search button

Prefeita de Roma recebe atletas paralímpicos da Itália

Esportistas defenderam candidatura para os Jogos de 2024

Compartilhar

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, recebeu nesta segunda-feira (29) uma delegação de atletas que disputarão os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, que começam no próximo dia 7 de setembro. 

O encontro ocorreu na sede da Prefeitura da "cidade eterna", que é candidata a sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2024, apesar da oposição de Raggi. "Obrigada por terem vindo. É uma honra recebê-los aqui. O esporte ajuda todos a conhecerem os próprios limites, a conviver com eles e a superá-los", disse ela, que desejou boa sorte aos competidores no Rio. 

Alguns dos atletas, como o esgrimista Alessio Sarri, aproveitaram a ocasião para defender o pleito de Roma aos Jogos de 2024. "Acho que seria uma coisa belíssima, disputar em casa daria uma emoção que não terminaria nunca. Como romano, acho que seria uma coisa complicada, mas agora estou falando mais como atleta", afirmou. 

Já a velocista Oxana Corso, dona de duas medalhas de prata paralímpicas, declarou que também gostaria de ver os Jogos em seu país, embora tenha feito ressalvas. "Roma tem um belo espírito, mas não sei se estamos prontos. Seria preciso derrubar algumas barreiras, e do Rio deve chegar a mensagem para romper os muros do preconceito", acrescentou. 

Roma oficializou sua candidatura em setembro de 2015, quase um ano antes da eleição de Virginia Raggi, do partido populista e antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S). Em sua campanha, a nova prefeita fez duras críticas ao projeto para receber as Olimpíadas e disse que isso não deveria ser uma prioridade. 

Em setembro, ela deve se reunir com o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Giovanni Malagò, para tomar uma decisão definitiva sobre a candidatura de Roma. (ANSA)