Medalhista de bronze dos saltos ornamentais no trampolim de 3 m, Cesar de Castro já se prepara para conquistar a vaga para a Olimpíada de Londres, no ano que vem. O atleta falou sobre sua rotina de treinamento e novos desafios na carreira.
De acordo com Cesar, não haverá muito tempo para curtir a conquista do Pan. "Agora paro para tratar o meu joelho e organizar meu tempo. Antes, em fevereiro, tem classificação (para a Olimpíada). Depois é fazer o planejamento pensando em Londres", disse o atleta, que brincou sobre a falta de tempo nas festas do final do ano: "Ano Novo e Natal serão dentro da piscina", disse.
Medalha de prata no Pan de 2007, o atleta defende o fortalecimento dos saltos ornamentais no Brasil, que vai sediar a Olimpíada de 2016. "Eu vejo que no Brasil temos muitas piscinas de salto. Em São Paulo, por exemplo, são mais de trinta piscinas, mas com profissionais treinando, são apenas duas. O importante é formar profissionais do salto e técnicos. Para formar um atleta, são cinco anos. Com o apoio da confederação, isso é importante. Talvez (existam) cinco ou seis clubes para se praticar saltos ornamentais, em todo País.", disse.
Cinco vezes eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como o melhor atleta da modalidade, Cesar de Castro acredita que, para popularizar o esporte no Brasil, talvez seja preciso um investimento em nomes que fazem parte da realidade do esporte. "Tanto eu, Juliana (Veloso), Hugo (Parisi) somos atletas que estamos tendo destaque. Participando de Pan-Americano e Olimpíadas. Há pouco tempo não havia nenhum. Acho que poderia ser melhor aproveitada a nossa imagem, para que clubes pudessem colocar mais profissionais da categoria", falou.
Mexicanos e chineses
No Pan-Americano de Guadalajara, os mexicanos faturaram a maioria das medalhas nos saltos ornamentais, mas na Olimpíada, os grandes favoritos são os chineses. "Os chineses são os grandes favoritos sempre. Eles dominam desde Barcelona. Em Atenas e Pequim eles levaram sete das principais categorias", disse o brasileiro, que ressaltou a qualidade da equipe mexicana. "Conversando com o técnico mexicano, ele me disse que coordena hoje, por volta de 200 atletas, só em Guadalajara. Fiquei pensando que talvez seja esse o número de atletas que temos no Brasil", falou.
Para ter a chance de disputar medalhas em Londres, Cesar de Castro terá que conquistar o índice olímpico na 18ª edição da Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, em fevereiro de 2012.