ASSINE
search button

Comissão do Senado aprova Rogério Barbosa para ANS

Entidades ligadas à saúde pedem que sabatina do indicado seja suspensa

Compartilhar

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (23), o nome do advogado Rogério Scarabel Barbosa como diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A partir de agora, o nome vai para votação do plenário da casa. 

A decisão acontece em meio aos protestos de entidades ligadas ao setor de saúde, que não aprovaram as  indicações do presidente Michel Temer para assumir o cargo na agência de planos de saúde. 

Em abril, a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) acionaram a Comissão de Ética Pública da Presidência da República alegando problemas e conflitos de interesse com os nomes encaminhados pelo emedebista.  

Nome indicado 

Aprovado pela Comissão, Rogério Scarabel Barbosa é advogado e atualmente defende empresas junto a agências reguladoras, dentre elas a própria ANS, diz o manifesto contra as indicações elaborado pelas  entidades de saúde. O texto também cita que Rogério é pós-graduado pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade Unimed, do grupo Unimed de Planos de Saúde e que sua formação está ligada à perspectiva das empresas de plano de saúde. 

"Fica difícil garantir, com esse histórico, que sua atuação dentro dos quadros da ANS não promoverá a representação dos interesses de um grupo em detrimento de outros", completa o documento assinado em conjunto pela  ACT Promoção de Saúde,  Academia Brasileira de Neurologia – ABN, Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABRES, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – ABRALE,  Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo,  Associação dos Servidores e demais Trabalhadores da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ASSETANS, Associação Paulista de Medicina – APM, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec,  Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais – MDC/MG e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. 

Suspensão da sabatina 

No início de maio, os órgãos  já haviam solicitado a suspensão da sabatina realizada nesta quarta-feira (23) pela  Comissão de Assuntos Sociais do Senado. As entidades do setor de saúde reivindicam que a casa "rejeite o Sr.Rogério Scarabel Barbosa, bem como a substituição da indicação do Sr. Davidson Tolentino de Almeida" para os cargos. De acordo com as entidades, Davidson Tolentino de Almeida  estaria envolvido  em um esquema de corrupção, arrecadação e estocagem de dinheiro ilícito.