ASSINE
search button

Africanos resgatados no Maranhão querem pedir refúgio ao Brasil

Compartilhar

Resgatados em alto mar em São José de Ribamar (MA), os 25 africanos manifestaram para as autoridades brasileiras o desejo de pedir refúgio no país. Eles estão em um abrigo público em São Luís e alegam falta de condições dignas de vida e trabalho em seus países de origem. O barco em que eles estavam foi resgatado no último sábado (19) à noite.

Os imigrantes são homens entre 19 e 35 anos, naturais do Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde. Apenas um deles fala português. Estudantes universitários ajudam na tradução das conversas com representantes da Polícia Federal (PF) e da Defensoria Pública da União (DPU).

A defensora pública Carolina Balbinott disse que há um esforço para prestar assessoria jurídica para os imigrantes. "Eles manifestaram perante a Polícia Federal e outros órgãos que têm interesse em fazer solicitação de refúgio. A PF está procedendo dessa forma e a Defensoria Pública está acompanhando e buscando outras formas possíveis na legislação para evitar a criminalização e possibilitar a migração deles, de forma regular”, disse.

Coiotes

As investigações apontam que os 25 imigrantes africanos devem ter sido vítimas de coiotes – pessoas que cobram pelo transporte ilegal de um país para outro. Dois brasileiros foram presos . O grupo de africanos saiu de Cabo Verde, no dia 17 de abril, em uma embarcação precária, que ficou à deriva nas proximidades da costa do Ceará.

Os africanos chegaram ao Maranhão com quadro de desidratação e pressão alta, foram atendidos e seguem sob o acompanhamento da assistência social e de direitos humanos do estado.