ASSINE
search button

MPF nega à defesa de Lula perícia de recibos de aluguel de apartamento

Documentos são referentes a imóvel de São Bernardo do Campo

Compartilhar

O Ministério Público Federal informou, nesta segunda-feira (18), que desistiu de realizar a perícia técnica dos recibos de aluguel enviados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente é acusado de receber um apartamento em São Bernardo do Campo (SP) como propina da Odebrecht. Os advogados de defesa apresentaram à Justiça os recibos para comprovar que o imóvel não foi dado, mas que estava alugado por Lula.

Já os procuradores reiteraram o argumento já divulgado no início de outubro, o de que os documentos são "ideologicamente falsos" e foram confeccionados após o início das investigações para “dar falso amparo à locação simulada do apartamento” vizinho àquele em que mora o ex-presidente.

No dia 24 de outubro, a defesa de Lula apresentou o contrato original da locação, com data de 1º de fevereiro de 2011, 31 recibos originais de locação, além de uma carta do empresário do empresário Glaucos da Costamarques para a ex-primeira-dama Marisa Letícia, falecida em fevereiro de 2017. 

O apartamento faz parte da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), que acusa Lula de receber propina da Odebrecht em decorrência de contratos entre a empresa e a Petrobras. Para os procuradores, o imóvel foi comprado por Glaucos da Costamarques, a pedido do pecuarista José Carlos Bumlai, também investigados na operação. O ex-presidente nega a acusação do MPF.

Em manifestação nesta segunda-feira (18), a defesa de Lula afirmou que a autenticidade dos recibos está "devidamente comprovada" bem como "a quitação emitida em favor da inquilina, D, Marisa Letícia Lula da Silva, não havendo novos requerimentos a serem realizados por esta defesa".

A decisão sobre o assunto cabe, agora, ao juiz federal Sergio Moro.