Jornal do Brasil

Sábado, 21 de Julho de 2018 Fundado em 1891

País

Temer recebe Gilmar Mendes no Palácio da Alvorada

Na pauta, a adoção do semipresidencialismo, que deve resultar em proposta de emenda constitucional

Jornal do Brasil

Neste domingo (17), o presidente Michel Temer recebeu  no Palácio da Alvorada o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Temer também foi ao Alvorada para gravar um vídeo, segundo informou a assessoria do Planalto. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, também se reuniu com Temer.

A assessoria de Gilmar Mendes afirmou que o ministro fez uma visita de cortesia, a fim de agradecer pela sanção da lei que regulamentou o funcionamento do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no Rio de Janeiro, e pela mudança no horário de verão.

Os dois também teriam conversado sobre a adoção de um novo sistema de governo, o semipresidencialismo, que deve resultar numa proposta de emenda constitucional.

Temer se encontrou também com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que foi conversar sobre a tramitação da reforma da Previdência, cuja votação está prevista para fevereiro.

Michel Temer tem se encontrado frequentemente com Gilmar Mendes

Horário de verão

Temer assinou sexta-feira (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a valer no primeiro domingo de novembro. Este ano, o horário de verão está em vigor desde o terceiro domingo de outubro. A data do final não foi modificada e continuará sendo o terceiro domingo de fevereiro.

A redução atende a pedido de Gilmar Mendes, que solicitou a mudança na vigência do horário de verão de 2018 por causa das eleições. 

Segundo o tribunal, a medida facilitará a apuração dos votos, uma vez que o país não terá uma diferença tão extensa de fusos horários. O primeiro turno da eleição de 2018 será dia 7 de outubro e o segundo, dia 28 do mesmo mês. 



Tags: gilmar, presidente, reunião, stf, temer

Compartilhe: