Jornal do Brasil

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

País

Temer recebe Gilmar Mendes no Palácio da Alvorada

Na pauta, a adoção do semipresidencialismo, que deve resultar em proposta de emenda constitucional

Jornal do Brasil

Neste domingo (17), o presidente Michel Temer recebeu  no Palácio da Alvorada o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Temer também foi ao Alvorada para gravar um vídeo, segundo informou a assessoria do Planalto. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, também se reuniu com Temer.

A assessoria de Gilmar Mendes afirmou que o ministro fez uma visita de cortesia, a fim de agradecer pela sanção da lei que regulamentou o funcionamento do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no Rio de Janeiro, e pela mudança no horário de verão.

Os dois também teriam conversado sobre a adoção de um novo sistema de governo, o semipresidencialismo, que deve resultar numa proposta de emenda constitucional.

Temer se encontrou também com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que foi conversar sobre a tramitação da reforma da Previdência, cuja votação está prevista para fevereiro.

Michel Temer tem se encontrado frequentemente com Gilmar Mendes
Michel Temer tem se encontrado frequentemente com Gilmar Mendes

Horário de verão

Temer assinou sexta-feira (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a valer no primeiro domingo de novembro. Este ano, o horário de verão está em vigor desde o terceiro domingo de outubro. A data do final não foi modificada e continuará sendo o terceiro domingo de fevereiro.

A redução atende a pedido de Gilmar Mendes, que solicitou a mudança na vigência do horário de verão de 2018 por causa das eleições. 

Segundo o tribunal, a medida facilitará a apuração dos votos, uma vez que o país não terá uma diferença tão extensa de fusos horários. O primeiro turno da eleição de 2018 será dia 7 de outubro e o segundo, dia 28 do mesmo mês. 

Tags: gilmar, presidente, reunião, stf, temer

Compartilhe: