ASSINE
search button

Ao 'Le Monde', Lula promete fazer referendo sobre reformas caso seja eleito

Para ex-presidente, governo Temer reprisa “Exterminador do Futuro”

Compartilhar

Em entrevista para o jornal francês Le Monde, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu que, caso seja eleito em 2018, vai fazer um referendo para consultar a população sobre reformas, como a trabalhista, aprovada no governo de Michel Temer.

"Se eu vencer as eleições, farei um referendo para perguntar a população sobre sua opinião. E o assunto será debatido no Congresso", disse ao jornal.

Quando questionado sobre a política do peemedebista, Lula diz que "isso não é política". "Ele não constrói nada. Esse governo reprisa 'O Exterminador do Futuro 1 e 2'. Ele destrói. Ele reduz o investimento em educação, aquilo que há de mais sagrado, em ciência e tecnologia, e se desfaz do patrimônio público", disparou.

Mas Lula foi evasivo sobre sua candidatura no ano que vem. "Não é minha preocupação. A hora da verdade chegará e o PT decidirá", disse. Porém, sobre a preocupação do mercado financeiro com sua possível candidatura, Lula foi crítico. "Essa preocupação dos mercados é ridícula e hipócrita. Os mercados não têm medo de Lula porque eles já viveram em um país governado por Lula e foi um dos melhores momentos para a economia", afirma.

"O que amedronta eles é que eu não vou deixar vender o patrimônio. Nós não vamos vender a Amazônia, não vamos vender a Petrobras, a Eletrobras ou os bancos públicos. E os mercados sabem que nós vamos privilegiar a produção à especulação", afirma o ex-presidente. 

Na entrevista, o petista diz não ser contra a Operação Lava Jato, mas sim contra "excessos" e "mentiras". "Toda política contra corrupção é bem-vinda. Mas o erro da operação Lava Jato foi politizar e midiatizar os debates, de se entregar à pirotecnia", argumentou.