ASSINE
search button

'Le Monde': Temer conta com base aliada para bloquear denúncia na Câmara

Jornal francês descreve processo que poderia custar cargo do presidente

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (19) pelo Le Monde conta que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, recomendou nesta quarta-feira (18) arquivar a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, em um processo que poderia lhe custar o cargo, mas que ainda deverá ser analisado pelo plenário da Casa.

Monde destaca que denúncia contra o presidente por suposta participação em organização criminosa e obstrução à justiça será enviada ao plenário da Câmara, de 513 deputados, que tem a última palavra sobre a continuidade ou não do processo no campo judicial.

O diário diz que "Temer aposta todas as fichas em sua ampla base aliada no plenário para bloquear o avanço do processo".

O periódico lembra que o caso se baseia nas delações premiadas dos irmãos Wesley e Joesley Batista, donos da gigante da proteína animal JBS, e do doleiro Lúcio Funaro, que aparece 274 vezes na acusação como um articulador de acordos ilegais para o PMDB, partido do presidente. Os três estão presos.

Monde salienta que a Câmara dos Deputados bloqueou este processo em agosto. Se dois terços dos 513 deputados (342) apoiarem a continuidade do processo, o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá avaliá-lo e decidir se o arquiva ou leva a julgamento, o que afastaria Temer da Presidência por até seis meses.

Mas com a proximidade das eleições gerais de outubro de 2018, até a oposição duvida de vitória sob Temer, finaliza.

>> Le Monde