ASSINE
search button

Deputado do PHS diz que mãe de ministro da Cultura deveria ser exposta de 'perna aberta' em museu

Ministro pediu licença e se retirou de comissão; Veja o vídeo

Compartilhar

Uma audiência conjunta na Câmara das comissões de Cultura e de Segurança Pública acabou com declarações ofensivas por parte de um deputado do PHS. A ideia era ouvir o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, sobre exposições realizadas em Porto Alegre e São Paulo que acabaram gerando forte repercussão na web

O deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL), ao criticar as exposições de arte que mostram cenas de nudez, disse que a mãe do ministro da Cultura deveria ser exposta de perna aberta no museu. Sá Leitão se levantou para deixar a audiência e exigiu respeito.

"Tenho duas mães, minha Maria de Deus que me gerou pelo ventre. E na minha fé tenho Maria Santíssima. Queria que fosse com a mãe do ministro, mijando na cabeça dela. Queria que fosse com a mãe do ministro. Maria é minha mãe, é minha mãe. Queria pegar a mãe do ministro e botar de perna aberta para ver se ele gostava. Pegar sua filha (...)", disse o deputado do PHS.

Quando Sérgio Sá Leitão se levantou da mesa sob protesto, o deputado ainda continuou: "Ah, não quer não [continuar na sessão]? Quer ser ministro para encobrir..."

O ministro respondeu: "Eu não admito. O senhor ofendeu a minha mãe. A minha falecida mãe merece todo o seu respeito".

O presidente da sessão, deputado Alberto Fraga, pediu para que as ofensas proferidas pelo deputado fossem retiradas das notas taquigráfica . "Vamos encerrar isso sem nenhum problema. O ministro veio com educação. Deputado Carimbão, não podemos chegar a esse nível. Peço desculpas, ministro, e declaro encerrada a sessão", destacou Fraga.

Em nota enviada na noite desta quarta-feira (18), o Ministério da Cultura informa que o deputado Alberto Fraga, da Comissão de Segurança, ligou para o ministro Sá Leitão e pediu desculpas em nome da Comissão e dos deputados, e que o deputado Thiago Peixoto, presidente da Comissão de Cultura, fez o mesmo.

Confira a nota do Ministério da Cultura:

A convite das Comissões de Cultura e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou hoje de audiência pública na Câmara dos Deputados. Em sua fala, o ministro tratou da posição do Ministério da Cultura em relação a exposições artísticas realizadas recentemente em Porto Alegre e São Paulo, e prestou os esclarecimentos pedidos pelos deputados. Sá Leitão reforçou a posição do MinC favorável à extensão da classificação indicativa para exposições de artes visuais.

O ministro respondeu com serenidade a todas as perguntas e compartilhou as informações pedidas, reafirmando sua convicção de que o assunto deve ser tratado com equilíbrio e racionalidade. Em determinado momento da audiência, houve colocações ofensivas dirigidas ao ministro, sem qualquer relação com o objeto ou com o tom do conjunto da audiência. Diante das repetidas ofensas, o ministro encerrou sua participação. Após o incidente, o deputado Alberto Fraga, da Comissão de Segurança, ligou para o ministro Sá Leitão e pediu desculpas em nome da Comissão e dos deputados que a compõem. O deputado Thiago Peixoto, presidente da Comissão de Cultura, fez o mesmo.

O ministro reitera seu respeito a todos os parlamentares e ao Congresso Nacional, e seu desejo de construir um debate amplo e respeitoso, fundado no verdadeiro diálogo, que possa contribuir de fato para o fortalecimento da cultura, da democracia e do estado de direito em nosso país.