Jornal do Brasil

Domingo, 19 de Novembro de 2017

País

Média de satisfação dos passageiros com aeroportos se mantém estável

Agência Brasil

Os números da Pesquisa de Satisfação do Passageiro divulgados nesta quarta-feira (18) revelam que 92% dos entrevistados consideram os aeroportos como “bons”ou “muito bons”, com índice médio de satisfação geral de 4,38. O resultado é o mesmo obtido no trimestre anterior, mas 3,3% maior do que aquele obtido no mesmo período de 2016. No ranking geral, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi o mais bem avaliado, recebendo nota 4,78, numa escala de 1 a 5.

Os dados, divulgados pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil se referem ao terceiro semestre de 2017. O terminal Afonso Pena, em Curitiba (PR), ficou em segundo lugar com média de 4,74. Em seguida aparece o aeroporto de Natal (RN), com 4,53. Completam a relação dos cinco terminais mais bem avaliados, os aeroportos de Confins (MG) e Guarulhos (SP), ambos com nota de 4,49.

De acordo com a pesquisa, o único terminal que ficou abaixo da meta estipulada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), que é nota 4, foi o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), com 3,95. Apesar da nota, o terminal baiano apresentou melhoria de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2016.

O levantamento distribui os terminais em três categorias, de acordo com o número de passageiros transportados: até 5 milhões de passageiros/ano; de 5 a 15 milho es de passageiros/ano; e acima de 15 milho es de passageiros/ano. Ao todo, foram entrevistadas 13.649 pessoas, sendo 8.743 passageiros de voos domésticos e 4.906 de voos internacionais.

A maioria dos entrevistados, 58%, disse viajar a negócio. O lazer, com 30%, aparece como o segundo maior motivo de viagem; e lazer e negócios aparece em terceiro, com 9%. Os números mostram também que o transporte privado é o meio de deslocamento mais utilizado para acessar os terminais: 44,5% dos entrevistados responderam que se deslocam dessa forma. Em segundo lugar aparecem os táxis, com 22,3%. Em seguida, os veículos intermediados por aplicativos, com 14,6%.

No caso das companhias aéreas, a Latam aparece com o melhor resultado no que se refere a “tempo médio de restituição da primeira bagagem", com 9min e 33seg. A Gol, por sua vez, ficou com o melhor tempo na "restituição da última bagagem", 8min e 03seg. A Azul teve os melhores indicadores em "tempo médio de espera na fila para embarque doméstico" (10min 01seg) e "espera na fila de check-in balcão" (7min e 28 seg).

Atualmente, a pesquisa avalia a satisfação dos passageiros nos 15 principais terminais do país. Mas, a partir do mês de novembro, os aeroportos de Belém (PA), Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) passam a integrar a amostra.

“Hoje, o nosso relatório mostra que temos 14 dos 15 aeroportos sendo bem avaliados pelos passageiros. Agora, queremos ampliar esse escopo e ver como anda os demais terminais brasileiros em relação à gestão e a entrega dos serviços aos usuários do transporte aéreo. Precisamos identificar os problemas e atuar nas melhorias”, disse o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes.

Tags: companhia aérea, consumidor, economia, empresas, passageiro, satisfação

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