ASSINE
search button

Doria dá espaço na Prefeitura de São Paulo a empresas que se associam ao Lide, diz jornal

Compartilhar

O Lide, empresa de eventos fundada por João Doria, registrou filiações de multinacionais após a eleição do empresário para a Prefeitura de São Paulo. Ao mesmo tempo, novos associados firmaram colaborações em a prefeitura paulista. As informações são da Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, a Caixa Econômica Federal, banco 100% público controlado pelo governo federal, associou-se ao Lide em março, mesmo mês em que fechou parceria com a prefeitura no lançamento da Nota do Milhão, que substituiu a Nota Fiscal Paulistana.

Ainda segundo a Folha, desde então, o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, teve oito compromissos assinalados na agenda pública de Doria, três dos quais sorteios da Nota do Milhão.

A reportagem aponta ainda que multinacionais como Starbucks e Burger King se associaram ao Lide, que conseguiu reverter o cenário de crise de 2015, quando perdeu 11 associados, e fechou 2016 com 32 novas filiações.

De acordo com a Folha, uma das associadas do ano passado é a Uber, que entrou em novembro de 2016, mês seguinte à vitória de Doria no primeiro turno. Ao longo da campanha, o tucano defendeu reiteradas vezes a atividade da empresa.

Depois de vencer a eleição, o tucano se desligou do comando do Grupo Doria, que detém o Lide, e passou o controle acionário aos filhos.

O prefeito nega correlação de sua agenda com o Lide.

A reportagem aponta que um cruzamento entre a lista de adesões ao Lide com a agenda de Doria na prefeitura mostra outras aproximações concomitantes.

De acordo com a Folha, em março, a prefeitura lançou, em parceria com a Estre Ambiental, um aplicativo do programa Limpa-Rápido, com informações sobre serviços de limpeza, coleta e destinação de resíduos do município. Doria e o dono da empresa, Wilson Quintella, fizeram o anúncio do projeto juntos, na sede da prefeitura. Em julho, a Estre Ambiental se associou ao Lide.

Segundo a reportagem, a Prefeitura de São Paulo afirmou que "não há qualquer relação entre o fato de uma empresa ser associada ao Lide e ter reuniões com o prefeito João Doria ou representantes da prefeitura".